Ainda este mês, diretores das escolas municipais estarão sendo preparados para orientar alunos da rede municipal dentro do Programa Contribuinte do Futuro, um projeto inovador realizado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Fazenda. A empresa Navarro&Navarro irá ministrar o curso, que é dividido em quatro módulos, com uma carga de 40 horas, sendo que dessas, 28 horas são presenciais e o restante será estudado pela internet.
O curso também será estendido à população. Trinta pessoas de diversas localidades participarão deste programa, que tem a finalidade de atingir alunos do 5º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 8 mil serão beneficiados pelo programa.
O Programa Contribuinte do Futuro foi criado com o objetivo de proporcionar às crianças do município conhecimento de modo facilitado sobre as questões tributárias. A Secretaria de Fazenda elaborou esta linha de educação fiscal direcionada às crianças e jovens. O secretário de Fazenda, Roberto Peixoto, buscou a parceria da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, com o objetivo de educar e informar os alunos da rede municipal.
A Secretaria de Fazenda tem a intenção de informar as crianças para que possam no futuro saber que o pagamento de impostos, além de ser obrigatório, tem uma finalidade específica quanto ao seu emprego: traz retorno em benfeitorias, além de ser uma questão de cidadania.
Este é mais um serviço educativo e informativo criado pela prefeitura para a população, que montou uma história que gira em torno de um menino chamado de Lucas, que está curioso sobre o que é “imposto”. Na história, ele recebe, de forma clara e numa linguagem simples e objetiva, todas as informações necessárias sobre os impostos e sua importância.
O usuário pode acessar o Programa Contribuinte do Futuro através do link localizado na capa do site da prefeitura, www.angra.rj.gov.br. O site oferece acesso também quanto aos procedimentos a serem tomados para diminuir sua carga tributária, como informações sobre prazos para obter isenções ou descontos no IPTU, ISS e IPVA, entre outros serviços.