A prefeitura, através da sua Controladoria Geral, apresentou na quinta-feira, 1º, as contas referentes aos gastos no segundo quadrimestre de 2009. A reunião aconteceu na Câmara Municipal com o presidente da Comissão de Finanças, o vereador Leandro Silva e o controlador Jorge José Ribeiro conduzindo a audiência, que teve a participação de secretários do governo municipal. A população em geral também participou do encontro e tirou suas dúvidas sobre a planilha de gastos.
Ficou constatado, durante a apresentação, que a Prefeitura de Angra tem contornado a crise financeira que afetou o mundo no último ano. Os gastos foram reduzidos se compatibilizando com a diminuição do repasse de recursos oriundo dos governos estadual e federal. As transferências caíram em torno dos 10%.
Mesmo assim, a prefeitura tem conseguido honrar seu planejamento para o desenvolvimento do município, equilíbrando a capacidade de investimento com a arrecadação, que gira em torno dos 70%. A previsão orçamentária para 2009 é de R$460 milhões podendo chegar aos R$500 milhões.
-Estamos utilizando recursos próprios para tocar o planejamento do prefeito Tuca Jordão. Aumentamos a arrecadação do IPTU e ISS com o trabalho de cadastramento de novos contribuintes. É o que tem ajudado neste momento-disse o secretário de Fazenda, Roberto Peixoto.
Segundo o secretário, com o esforço da equipe de fiscalização desde o governo anterior, a prefeitura aumentou sua arrecadação este ano em 30%. Somente com ISS foram 27% e com IPTU, 24%.
O controlador Jorge José Ribeiro lembrou que as contas estão equilibradas, e por determinação do prefeito Tuca Jordão todos os investimentos programados são tocados normalmente pelo governo.
O vereador Manoel Parente elogiou a apresentação transparente das contas, que a seu ver demonstram a capacidade administrativa e organizacional da prefeitura.