Ampla traz cultura e encanta Angra pela 2ª vez

Projeto Ampla Consciência Cultural mobilizou crianças,adolescentes, artistas e fez gente grande pensar!

Segunda-Feira, 05/10/2009 | .

 A segunda edição do projeto “Ampla Consciência Cultural” já está deixando saudades. Durante quatro dias, de 1º a 4 de outubro, foram oferecidas, gratuitamente para a população, atividades culturais diversas como teatro,cine clube, música, contadores de histórias, debates com escritores, oficinas e exposições artesanais realizadas no Centro Cultural Theophilo Massad e no convento São Bernardino de Sena, com total apoio da Prefeitura de Angra , através da Cultuar e da Secretaria de Educação, Ciência,Tecnologia, Inovação, Esportes e Lazer. A necessidade de incentivar e ampliar o acesso à leitura nas escolas e nas comunidades foi o ponto alto do evento.

No fim de semana, sábado e domingo, duas grandes atrações lotaram o teatro do Centro Cultural, levando o público a pedir diversos bis e a interagir com os artistas: a cantora e atriz Bia Bedran fazendo dois excelentes espetáculos, levando mães, pais, filhos e adolescentes a dançarem na platéia e saírem com os corações cheios de sonhos e alegrias; e o inesquecível Daniel Azulay, que fez um tremendo sucesso desenhando, fazendo mágicas e um supershow para a garotada.

No convento São Bernardino de Sena, duas emocionantes apresentações de grupos de Angra também agradaram a plateia, o recém-formado Coral Infantil, apresentando com perfeição e ternura músicas da MPB e do cancioneiro popular nacional e local; e o concerto impecável da Orquestra Sinfônica de Angra, que já conta com mais de 80 músicos, a maioria adolescentes de diversos bairros do município.

Esquetes teatrais e debates abordando o tema a realidade, presente e futuro e sobre a importância da leitura, também movimentaram o fim de semana, que ainda contou com espetáculos do criativo e carinhoso palhaço Pamonha, contadores de histórias como Glauter Barros e Lúcia Fidalgo e cortejo de folias de Reis.

Durante a semana, além de escritores, historiadores e poetas de renome nacional como Affonso Romano de Sant‘Anna, Haroldo Costa, e Alcione Araújo, e o grupo Baú que Conta e Canta Histórias, artistas e escritores locais também participaram de debates e apresentações valorizando nossa rica cultura se destacando diversos grupos de esquetes de teatro, Jongo do Bracuí, Coral da Cidade, Experimental de Cultura do Belém, Cutucurim, Décio Bernardo, Glauter Barros, Ana Maris, Ednéa Pascoal, Miguel Assad, dentre diversos outros importantes nomes.

Espaço para alimentação, livraria ambulante de Angra SPAsofia, exposição artesanal de experimentos sonoros, de incentivo ao consumo consciente de energia e de maquetes também ficaram abertos das 10 às 22h para atender ao grande público que compareceu aos quatro dias do projeto.

Diversas autoridades municipais participaram do evento, como o vice-prefeito Essiomar Gomes, o presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, e a secretária de Educação, Luciane Rabha.

As atrações primaram pela excelente qualidade e variedade, atendendo ao objetivo do projeto que foi patrocinado pela Ampla e realizado pela ONG Água Grande: promover, valorizar e estimular os diversos tipos de cultura, principalmente a local.



Secretarias relacionadas: