O Teatro Municipal ficou praticamente lotado para a primeira grande homenagem que a Prefeitura de Angra prestou a seus servidores aposentados. Na quinta-feira, dia 8, foi realizada a primeira edição do projeto Começar de Novo, organizado pelo AngraPrev, em parceria com o Comitê de Políticas Públicas Humanizar. O projeto é uma forma que a prefeitura encontrou para agradecer aos seus servidores pelos anos de serviços prestados, reconhecendo a valiosa contribuição de cada um ao longo dos anos de serviço.
A cerimônia foi direcionada aos 54 servidores que se aposentaram neste ano, entre janeiro e setembro. A maioria recebeu pessoalmente, em suas casas, o convite para participar do evento. O encontro contou com a presença do prefeito Tuca Jordão, do presidente do AngraPrev, Carlos Renato Gonçalves, do vice-prefeito Essiomar Gomes, do ex-prefeito Fernando Jordão, da primeira-dama Alessandra Jordão, que também é coordenadora do Humanizar, além de secretários e vereadores. Cada um deles entregou aos aposentados uma placa de agradecimento, representando a competência e o profissionalismo demonstrados, e uma muda de pau-brasil, representando o recomeço, uma nova fase em suas vidas. A árvore foi escolhida por ser um símbolo nacional, espécie abundante no território brasileiro em séculos passados e que foi vítima de desmatamento. O gesto também contribui para o seu replantio.
Tuca Jordão destacou a importância do projeto para fortalecer e humanizar os laços entre a administração pública e seus servidores.
– A relação pessoal do ser humano com uma prefeitura de seis mil funcionários é muito difícil. Nós precisamos, como seres humanos, ter esta troca. Esta relação deve ser sempre de carinho e respeito – disse Tuca Jordão. O prefeito resumiu a importância de seus servidores em poucas palavras: – classe trabalhadora, o que faz a prefeitura se movimentar não é o prefeito, são vocês, servidores públicos.
Carlos Renato ressaltou o empenho da atual gestão para humanizar o relacionamento com os servidores inativos e o compromisso com a responsabilidade social.
– Lembro bem das palavras do prefeito Tuca Jordão no início do governo, que disse que além de construirmos um sistema sólido de previdência, para garantir um futuro digno para nossos servidores, tínhamos que ter carinho e respeito no atendimento – o presidente da AngraPrev fez questão de mostrar que a orientação vem sendo cumprida. Além da cerimônia do Começar de Novo, ele destacou outras iniciativas que cumprem o mesmo papel, como o café-da-manhã nos dias de entrega de contracheque, reformas na sede da autarquia, que melhoraram a acessibilidade de aposentados e pensionistas, e as carteirinhas de identificação, que servem para comprovar a condição de aposentado ou pensionista no dia-a-dia, substituindo o uso do contracheque para essa mesma finalidade.
– Vocês não foram a prefeitura, vocês são a prefeitura – disse Carlos Renato, dirigindo-se aos aposentados. Ele terminou com uma frase de Chico Xavier: – Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim – ressaltando um dos objetivos do projeto, que é o de marcar uma nova etapa na vida de cada um dos servidores inativos, um novo recomeço, primando pela qualidade de vida e pela integração dos aposentados entre si e com a prefeitura. Daí o nome “Começar de Novo. Nesse sentido, o presidente do AngraPrev falou sobre o projeto de inclusão digital para aposentados e pensionistas, realizado em uma parceria da autarquia com o projeto Teclar, da Secretaria de Educação.
A cerimônia do Começar de Novo foi marcada pela emoção. A servidora Maria Carolina Bravo representou os aposentados à mesa junto com as demais autoridades. Emocionada por estar se recuperando de um acidente vascular cerebral, ela agradeceu a homenagem.
– Agradeço a Deus por estar aqui e digo em nome de todos que estamos honrados pelo reconhecimento dos anos de árduo trabalho. Ao prefeito Tuca e a todos que organizaram esta homenagem, fica nossa eterna gratidão.
Maria Carolina, que por mais de 20 anos foi diretora geral da Escola Municipal Princesa Isabel, também lembrou os tempos em que trabalhou na área de educação, as dificuldades e as alegrias: – Tenho orgulho de encontrar nossos ex-alunos ocupando cargos importantes no município.
Outro momento emocionante e que merece destaque foi a exibição de um vídeo com fotos dos homenageados. Não faltou ninguém. Todo mundo foi lembrado. Eram fotos de família e de trabalho, dos tempos de infância, de juventude e atuais. Em seguida foi a vez da apresentação musical de Marilene Florentino, servidora aposentada e uma das homenageadas da noite. Depois, um coquetel caprichado encerrou a cerimônia no saguão do teatro. A noite certamente será lembrada pelos homenageados por toda a vida.
Começar de Novo: homenagem aos aposentados
Prefeitura encontra uma bela forma de dizer "muito obrigado"