A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, inaugurou no sábado, dia 17, mais um núcleo do projeto Gol Social. A escolinha de futebol irá funcionar na Gamboa do Belém, e a expectativa é de receber mais de 150 crianças da comunidade. O objetivo é a inclusão social através do esporte, proporcionando às crianças, principalmente aquelas de áreas mais carentes, oportunidades de crescimento, desenvolvimento e lazer. Lançado em 2005, este é o quinto local a receber o projeto, que já funciona no Frade, Parque Mambucaba, Campo Belo e Caputera.
Os treinos na Gamboa do Belém estão por conta do professor Vantuil e serão às terças e quintas, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Podem participar crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos, meninos e meninas. Como, além do caráter esportivo, o Gol Social é acima de tudo um projeto social e educativo, é obrigatório que o participante esteja estudando. É preciso apresentar comprovante de matrícula na escola, além de certidão de nascimento, foto 3x4 e atestado médico. Os interessados devem se dirigir à unidade local do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), às escolas municipais Toscano de Brito ou Princesa Isabel, ou ao Ciep Tânia Rita de Oliveira. É preciso estar acompanhado dos pais. Para mais informações, o telefone da Secretaria de Ação Social é 3377-4106.
O projeto Gol Social já revelou vários talentos, que foram vestir a camisa de clubes como Flamengo, Fluminense, Madureira e Volta Redonda. Em dezembro, crianças do Gol Social e do Projeto de Esporte para Crianças (PEC), da Subsecretaria de Esporte e Lazer, irão participar da edição de verão da Copa Zico. A competição será realizada entre os dias 11 e 20, no Centro de Futebol Zico, no Rio de Janeiro.
– O futebol é uma das modalidades esportivas que oferece mais condições, tanto para nós, profissionais, trabalharmos e angariarmos atletas, quanto para as crianças. É um esporte popular, bastante difundido, e por isso torna-se mais fácil atrairmos não só as crianças, mas também suas famílias. E esse é um dos principais objetivos do projeto, unir as famílias – explicou Eliane Regina Santos de Carvalho, coordenadora do Gol Social. – Quando tem campeonato ou algum jogo importante, vêm os pais, os tios, o avô. Isso é fundamental para a criança – completou.
Como não poderia faltar, a inauguração do novo núcleo foi feita com muito futebol. As crianças participaram de um pequeno torneio, com direito a troféus, medalhas e lanches. O campinho da Gamboa foi todo decorado com balões de festa para o evento, que contou ainda com o suporte do Saae e da Fusar.