No último fim de semana, Angra dos Reis recebeu dois belos espetáculos do Novas Cenas, projeto da Secretaria de Estado de Cultura, que passou pela cidade com o apoio da prefeitura e da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar). As peças apresentadas no Centro Cultural Theophilo Massad foram “A lista de Alice”, no sábado, dia 17, e “Pasión”, no domingo, dia 18.
Em “A lista de Alice”, o público angrense pôde conhecer um pouco de Herbert de Sousa, o Betinho. A peça é baseada nas memórias de infância do sociólogo, compiladas em um verdadeiro mural, onde são expostas personagens que habitam o imaginário de todo bom sonhador. Vida e morte são os grandes temas desse épico sertanejo, temperado ao sabor do saudosismo mineiro.
“Pasión” simula um programa de variedades onde são contados casos “reais”, enviados por colaboradores que usam pseudônimos para esconder suas identidades. Os temas giram em torno das paixões desenfreadas e traições.
De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, o projeto Novas Cenas visa a contribuir para o enriquecimento da agenda cultural nas cidades do interior do estado e para a formação de novas plateias, despertando interesse pelo teatro e pela música, oferecendo espetáculos artísticos e consolidando novos grupos teatrais e musicais, além de servir de estágio para atores, músicos e técnicos que estão entrando no mercado de trabalho.
Esta é a segunda fase do projeto. A primeira foi realizada em agosto e setembro e também incluiu Angra dos Reis. Na temporada atual, de outubro e novembro, além de Angra, também estão incluídas as cidades de São Gonçalo, Paty do Alferes, Itaboraí, Queimados, Duque de Caxias, Itaguaí e Miguel Pereira. As apresentações são estreladas por alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Escola de Música Villa-Lobos e da Escola de Artes Técnicas (EAT), além da EBA/UFRJ. Os ingressos são gratuitos ou a preços populares, pois as apresentações têm caráter educativo.
A terceira fase do projeto, de dezembro a março, contara com uma novidade: desta vez, serão os artistas do interior do estado que irão se apresentar na capital, Rio de Janeiro. E Angra mais uma vez está incluída. Artistas angrenses do teatro, música e dança irão se apresentar no teatro Gláucio Gil, em Copacabana. A previsão é de que a apresentação seja nos dias 10,11 e 13 de dezembro.