A audiência do prefeito Tuca Jordão com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, em 6 de outubro, em Brasília, já começa a apresentar resultados. Na terça-feira, 20, a Secretaria de Atividades Econômicas recebeu da Coordenação Geral de Pesca Industrial, do ministério, um documento que versa sobre os procedimentos que devem ser adotados pela secretaria municipal para incluir a pesca da sardinha verdadeira na Política de Garantia de Preços Mínimos, conforme foi solicitado pelo prefeito e a comitiva que estiveram no encontro. As informações pedidas são referentes aos custos de produção e valores da primeira comercialização.
A sardinha é o carro-chefe da pesca no município. Em 2008 foram capturadas 23.600 toneladas da espécie e este ano, a previsão é de 25 mil toneladas. Hoje, o município tem em torno de 1.100 pescadores, que utilizam 90 embarcações para a pesca da sardinha.
-Estamos avançando neste processo de negociação para o setor pesqueiro. A iniciativa do prefeito Tuca Jordão de interceder vai trazer soluções para estabilizar o setor, que é a garantia do preço mínimo. O pescador está produzindo sem poder se manter. Quando tem produção o preço cai, e essa oscilação no mercado prejudica a atividade-disse o subsecretário de Pesca da Secretaria de Atividades econômicas, Humberto Martins. De acordo com o secretário, hoje a sardinha é comercializada em Angra em média por R$0,40, e o ideal seria R$1, que é o preço mínimo praticado no Sul do país.