A visita oficial a Angra do ministro do Turismo Luiz Barretto foi super positiva para o município. Tanto no aspecto de recursos que serão destinados a cidade, como também politicamente na demonstração otimista que o ministro teve em relação ao trabalho que Angra vem desenvolvendo no setor. Uma das promessas assumidas por Luiz Barretto será a de cumprir ainda esse ano, a antecipação da liberação de R$ 2,8 milhões, voltados para a sinalização turística de Garatucaia ao Perequê. O ministro ainda disse que vai se empenhar para dar velocidade na liberação dos recursos do projeto Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) - investimentos direcionados a infraestrutura - e na negociação para que o Trem da Mata Atlântica retorne com forca e sustentabilidade.
Antes de o helicóptero pousar no solo angrense, o ministro fez cerca de 40 minutos de sobrevôo pela Baía da Ilha Grande, costa e trechos da serra, junto com o presidente da TurisAngra, Marcus Venissius Barbosa, que encontrou com Luiz Barreto ainda no Rio de Janeiro.
A aeronave pousou no campo do Estádio Municipal por volta das 10h30min e seguiu direto para a sede da Prefeitura onde foi recepcionado pelo prefeito Tuca Jordão. No Salão Nobre eles participaram da cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo, eleitos em setembro, e na ocasião, Luiz Barretto teve a oportunidade de assistir uma apresentação, por meio de fotos exibidas num telão, dos projetos que o município vem desenvolvendo no segmento, com ações que estão inseridas nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério e de iniciativas próprias da gestão municipal.
Ficou nítido no semblante do ministro da sua satisfação em ver que Angra estava buscando fazer o “dever de casa” na construção de novas estratégias para o turismo. Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Nogueira, o deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega, secretários municipais, vereadores e empresários do trade turístico.
O prefeito Tuca Jordão destacou em sua fala que a imagem de potencialidade turística de Angra, de repercussão nacional e internacional, deve ser somada com os esforços nas parcerias dos governos federal, estadual, municipal, do legislativo e do segmento, pois só assim será possível o desenvolvimento em definitivo do turismo. “A prefeitura tem trabalhado muito nesta direção, mas precisamos muito da ajuda do Ministério. O aporte de recursos financeiros em saneamento, em infraestrutura, é extremamente importante para que tenhamos uma melhor qualidade de vida para a nossa população e boas condições de receber bem o turista. A informação que eu tenho é de que Angra receberá na alta temporada cerca de 100 paradas de navios cruzeiros, dando aproximadamente 210 mil turistas. O Abraão, por exemplo, não suporta essa quantidade de pessoas”.
Já o presidente da TurisAngra destacou em sua fala, que o título que Angra do Reis ganhou como uma das 65 cidades brasileiras indutoras do turismo, não é um diploma só para se colocar na parede. “Estamos trabalhando desde início na promoção e divulgação da cidade, na capacitação e qualificação, no investimento em infraestrutura, na parceria com o trade turístico, na união da Costa Verde com a regionalização do incremento turístico, tendo como parâmetro o estudo de competitividade do Ministério do Turismo. Tudo isso, com compromisso e responsabilidade, para que Angra possa ter um grande fluxo de turistas e alavancar o turismo na região”.
O trabalho que Angra vem desenvolvendo no setor sensibilizou tanto o ministro, que em seu discurso garantiu que não deixará de empenhar esforços para que a cidade receba os recursos necessários para o crescimento do turismo. “Assumo um compromisso com Angra de que faremos investimentos importantes na cidade, em projetos locais e de outras ações em parcerias com o ministério e ressalto que o município está totalmente dentro do projeto Copa do Mundo de 2014 Olimpíadas de 2016, com recursos que destinaremos para a melhoria de infraestrutura, que sem dúvida ficarão de herança para municipalidade e para a melhora da sua qualidade e vida”.
Após a cerimônia, o ministro seguiu com o prefeito para uma visita a Marina Verolme, conheceu a estrutura da Vila do Abraão, a área da Estação Santa Luzia e terminou a sua estada em Angra do evento de troca de bandeira do Eco Resort para Vila Galé, na Estrada do Contorno.