Sob a regência do maestro Nicolau Martins de Oliveira, a Banda de Concerto de Volta Redonda, do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, se apresentou no sábado, 24, no Convento São Bernardino de Sena, a convite do Ateneu Angrense de Letras e Artes.
O evento, marcado para as 18h, contou com uma rica programação de peças eruditas de autores como J.S. Bach e Beethoven e também de músicas populares como “É preciso saber viver” e “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos e Erasmo. A banda é formada por jovens e adolescentes e inicialmente era uma banda marcial. Foi transformada em banda de concerto em julho de 1982, com o acréscimo de flautas, clarinetes e saxofones.
– A Banda de Concerto dá preferência à música erudita em seu repertório, com o objetivo de proporcionar maior experiência aos seus músicos. Visa também formar um público de novos apreciadores da boa música, atingindo principalmente os jovens e adolescentes – contou o regente Nicolau de Oliveira.
A participação do público, de mais de 100 pessoas, foi a tônica da noite, que contou com a bela paisagem histórica do convento de fundo e a excelente acústica da construção colonial, perfeita para apresentações musicais.
O diferencial do concerto foram as minuciosas explicações do regente sobre as histórias das músicas executadas e dos instrumentos da banda, fazendo do evento o mais didático possível, que, mesmo com a apresentação de 12 peças, não foi cansativo.
Banda de Concerto de Volta Redonda em Angra
Ateneu Angrense de Letras e Artes traz noite de música no Convento São Bernardino de Sena