Uma solenidade organizada pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Governo e Defesa Civil, homenageará os integrantes do Plano de Contingência da Subsecretaria de Defesa Civil Municipal. O evento acontecerá na quarta-feira, 4, às 19h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
Estarão sendo homenageadas empresas públicas, privadas, sociedades civis organizadas, e comunidades. Os integrantes do Plano de Contingência, de alguma forma, dispõem de recursos, sejam eles materiais ou humanos, e que, sob o gerenciamento da Subsecretaria de Defesa Civil, prestam relevantes serviços ao município contra os efeitos causados por desastres naturais ou pelos provocados pelo homem.
Plano de Contingência
Denomina-se de contingência uma situação de incerteza quanto a um determinado evento, fenômeno ou acidente, que pode se concretizar ou não durante um período de tempo determinado. Plano de contingência é o planejamento tático que é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre.
Em princípio, o Plano de Contingência deve ser elaborado com grande antecipação, para atingir a finalidade de facilitar as atividades de preparação para emergências e desastres e otimizar as atividades de resposta aos desastres.
O Plano de Contingência atende os quatro distritos do município: 1º Distrito: Centro até Garatucaia; 2º Distrito: Japuíba até Praia Brava; 3º Distrito: Ilha Grande; 4º Distrito: Mambucaba. Cabe aos integrantes elaborar o Plano de Contingência por distrito, de acordo com as nove etapas, utilizando a arte de dispor os recursos existentes, sejam eles privados, institucionais, humanos e materiais, previstos e disponíveis no terreno ou cenário do desastre, com o objetivo de responder a uma situação que pode ser efetiva ou iminente.