O navio “Raven Arrow”, vindo da Inglaterra, deve chegar por volta das 19h30 de terça-feira, 3, ao Porto de Angra dos Reis. O navio traz 11 mil 400 toneladas de tubos que serão utilizados no campo de Tupi, na Bacia de Santos. Segundo Aurélio de Moura, coordenador de Relações com a Indústria da Secretaria de Atividades Econômicas, o navio deve ficar de três a quatro dias no Porto, dependendo das condições do tempo.
A primeira remessa dos tubos de aço que a Technip transportará ao Campo Tupi, na Bacia de Santos, chegou ao Porto de Angra em agosto. O navio holandês “Mozu Arrow” trouxe as primeiras 10 mil toneladas de tubos, das 40 mil que são exportadas da Inglaterra. As outras 35 mil toneladas de tubos estão vindo para o município através de carretas, pela empresa Confab, que tem sua matriz em São Paulo.
A Technip (que comprou 70% das ações da arrendatária do Porto, a Angra Porto) arrematou o contrato de serviço, através de licitação realizada pela Petrobras, para o lançamento do gasoduto interligando os campos de Tupi e Mexilhão, na Bacia de Santos.
O gasoduto Tupi-Mexilhão terá 225 km de extensão e 18 polegadas de diâmetro. O campo de Tupi entrará em operação no fim de 2009, através de um teste de longa duração. Em 2010 está previsto o início da produção, através de um teste piloto na área, realizado através do FPSO Cidade de Angra dos Reis, afretado da empresa Modec e em processo de conversão na China.