Ações e Cidadania no Belém

Prefeitura levou serviços para a comunidade, como corte de cabelo e aferição de pressão arterial

Terça-Feira, 03/11/2009 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, realizou, no dia 29 de outubro, o projeto Ações e Cidadania no Belém, na quadra coberta do bairro. Desde as 9h e até as 16h, a comunidade participou das oficinas e atividades, e pode procurar os serviços oferecidos pelas diversas secretarias do governo municipal. 

O projeto Ações e Cidadania mostrou a parceria que existe entre as secretarias do governo, que puderam apresentar seus trabalhos, como a Subsecretaria da Agricultura, da Secretaria de Atividades Econômicas, que distribuiu sementes para a população. A exposição dos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, através dos Mobilizadores Ambientais, encantou o público também, com as amostras da biojoias produzidas de restos de jornais. 

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) marcou presença ao apresentar os dados da violência no município, que tem afetado diretamente as famílias. Vale lembrar que a passeata contra a violência intrafamiliar, que aconteceria no dia 8 de outubro, mas foi adiada devido às chuvas, ainda será remarcada.

A Fundação de Saúde (Fusar) realizou um ótimo trabalho com ações educativas contra a dengue, e também prestou serviços de aferimento de pressão arterial e medição de glicose. Também foram distribuídos kits de higiene bucal e realizadas aplicações de flúor nas crianças.

A Campanha realizada pela Subsecretaria de Trânsito, “Pé na faixa, pé no freio”, esteve no projeto, com um guarda de trânsito, que realizou educação para o trânsito, distribuindo panfletos e revistas em quadrinhos com informações para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

A parceria com a empresa Racco, que movimenta sempre os eventos da Ação Social, continua de pé, e a mulherada faz fila para fazer limpeza de pele e conhecer a linha de produtos. Muitas se tornam revendedoras e garantem uma possibilidade de renda extra para suas famílias.

Além do Salão Popular, que é um projeto do Cras do Belém, levou as alunas já formadas e outras que ainda estão nos cursos para cortarem o cabelo, fazer as unhas e sobrancelhas.

No final do evento, uma roda de capoeira com crianças e adolescentes animou a comunidade e reafirmou o sucesso do projeto, que já passou por quase todos os bairros do município e sempre é recebido pelas comunidades com carinho e expectativa.

 

Secretarias relacionadas: