Encerramento do Curso Contribuinte do Futuro

A Secretaria de Fazenda tem a intenção de informar às crianças sobre questões tributárias

Quarta-Feira, 04/11/2009 | .

 

Setenta e cinco moradores de Angra se formam neste fim de semana no curso promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Fazenda, que orienta sobre questões tributárias. A atividade faz parte do Programa Contribuinte do Futuro, onde o principal alvo são as crianças que residem no município. As aulas foram ministradas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Jacuecanga, e na Uniabeu, no Centro. O encerramento acontece na sexta-feira, 6, e sábado, 7, respectivamente.

Inscreveram-se no curso moradores de Jacuecanga, Morro do Moreno, Lambicada, Praia do Machado, Camorim, Centro, Bonfim, Japuíba, Frade e Gamboa, além de diretores das escolas municipais. Cada pessoa que se inscreveu participa agora do módulo “Multiplicação de conhecimento”, ou seja, terá que repassar o que aprendeu para 30 pessoas. Ainda na fase final do curso, eles assistirão à apresentação de peças teatrais, nos dia 16, na Japuíba, 17, Camorim, 18, Monsuaba e 19, na Praça Codrato de Vilhena, no Centro.

Os envolvidos foram preparados para orientar alunos da rede municipal dentro do Programa Contribuinte do Futuro, um projeto inovador realizado pela prefeitura. A empresa Navarro&Navarro ministrou o curso, que foi dividido em quatro módulos, com uma carga de 40 horas, sendo que dessas, 28 horas foram presenciais e o restante estudado pela internet.

O programa tem a finalidade de atingir alunos do 5º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 8 mil serão beneficiados pelo programa.

O Programa Contribuinte do Futuro foi criado com o objetivo de proporcionar às crianças do município conhecimento de modo facilitado sobre as questões tributárias. A Secretaria de Fazenda elaborou esta linha de educação fiscal direcionada às crianças e jovens. O secretário de Fazenda, Roberto Peixoto, buscou a parceria da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, com o objetivo de educar e informar os alunos da rede municipal.

A Secretaria de Fazenda tem a intenção de informar as crianças para que possam, no futuro, saber que o pagamento de impostos, além de ser obrigatório, tem uma finalidade específica quanto ao seu emprego: traz retorno em benfeitorias, além de ser uma questão de cidadania.

Este é mais um serviço educativo e informativo criado pela prefeitura para a população, que montou uma história que gira em torno de um menino chamado Lucas, que está curioso sobre o que é “imposto”. Na história, ele recebe, de forma clara e numa linguagem simples e objetiva, todas as informações necessárias sobre os impostos e sua importância.

O usuário pode acessar o Programa Contribuinte do Futuro através do link localizado na capa do site da prefeitura, www.angra.rj.gov.br, para ler a história. O site oferece acesso também quanto aos procedimentos a serem tomados para diminuir sua carga tributária, como informações sobre prazos para obter isenções ou descontos no IPTU, ISS e IPVA, entre outros serviços.

Secretarias relacionadas: