Cento e dez pessoas foram homenageadas na terça-feira, 4, pela Secretaria de Governo e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Defesa Civil, por participarem do Plano de Contingência do município. A cerimônia aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Participaram do evento o vice-prefeito Essiomar Gomes, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, e o subsecretário de Defesa Civil José Carlos Lucas da Costa. Os vereadores Jorge Eduardo Mascote e Leandro Silva, o presidente da Fusar, Adílson Bernardo, e o diretor do Saae, Carlos Alberto Marcatti, também estiveram presentes, como outras autoridades.
A banda da Defesa Civil, comandada pelo maestro Antônio Dalmi Bié, abrilhantou o evento, que reuniu centenas de pessoas.
Os integrantes do Plano de Contingência receberam placas e certificados de agradecimento por integrarem o programa que visa o planejamento tático, elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre. O objetivo é evitar ou minimizar os seus efeitos.
A Defesa Civil implementou o Plano de Contingência em 2004, e hoje conta com 110 integrantes em todo o município. São entidades públicas e privadas de diversos segmentos, com capacidade de mobilizar recursos materiais ou humanos.
Durante o evento foi feita uma apresentação pelo coordenador de Relações públicas da Defesa Civil, Francisco Júdice, do trabalho desenvolvido pela instituição em todo o município, relatando os programas implantados com o objetivo de prevenir e também garantir a segurança da população.
-Nós só temos a agradecer o empenho de todos que participam deste programa, com respeito e solidariedade. São parceiros solidários que estão prontos a ajudar nos eventos adversos, seja com recursos materiais ou humanos-falou o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares.
O vice-prefeito Essiomar Gomes ressaltou sobre a importância da instituição, lembrando que “as parcerias desenvolvidas em programas que ofereçam segurança à população demonstram solidariedade e amor ao próximo”.