A secretária de Ação Social da Prefeitura de Angra, Célia Jordão, esteve nesta quarta-feira, 4, na Câmara Municipal para dar esclarecimentos sobre os convênios com as funerárias que prestam serviços ao Programa de Auxílio por Morte de sua secretaria. Através do requerimento 805 do vereador Antônio Cordeiro, a audiência pública, realizada às 11h, contou com a presença dos vereadores, Leandro Silva, Jorge Eduardo, Manoel Parente e da presidente da casa, Vilma dos Santos. Os quatro donos de funerárias que têm contrato com a prefeitura, também se fizeram presentes.
A plenária estava cheia e atenta à apresentação do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Ação Social. A secretária Célia que não poupou esforços para mostrar que os bons resultados da eficiência de sua equipe que coordena sete Centros de Referência da Assitência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), a Casa Abrigo e o Centro de Atenção à População de Rua, divididos pelos níveis de Proteção Social Básica, de Média e de Alta Complexidade. Além dos inúmeros projetos, que são um sucesso, como o Projeto Leite é Saúde, Gol Social, Vem Dançar com a Gente, RapSocializando e programas como o Pró-Jovem e o Bolsa Família, que atualmente distribui 1.500 cestas básicas.
– Temos alguns projetos que serão realidade no ano que vem, como o Restaurante Popular, que será na Japuíba. As obras se iniciarão em breve, bem como o Centro de Atenção do Idoso, que será uma casa para o desenvolvimento de atividades como a terceira idade, onde será prestado até atendimento de fisioterapia para eles – contou Célia.
Quando questionada sobre os serviços de Auxílio por Morte, que foi o motivo da explanação, Célia mostrou os números de urnas doadas neste ano, que foram 226. E falou que cada urna comum custa R$ 780,00, a urna chamada de “gorda”, R$ 900,00 e a infantil, R$ 200,00. Segundo ela, houve uma melhoria dos serviços, que incluem preparação do cadáver, com aplicação de formol quando necessário, transporte do corpo para o cemitério, remoções, fornecimento de urna mortuária e ornamentação com flores.
– Em 2008, gastamos cerca de R$ 166 mil e neste ano, até o momento, quase R$ 135 mil. Fizemos um folder e o distribuímos pela cidade, em locais públicos, para que a população tenha conhecimento do que é seu por direito. O benefício não é para todos, mas para a população mais pobre, e por isso temos critérios a serem observados. Fazer assistência social não é fazer caridade, como muitos pensam, lidamos com situações bem difíceis – frisou a secretária, explicando sobre as possíveis falhas do serviço, que tem plantão e atende 24 horas.
Horário do atendimento do Auxílio por Morte
De segunda à sexta -feira, das 8h30 às 17h; sábado, domingo e feriado, das 8h30 às 12h - Telefones.: (24) 3377-4156 e 3368-7334
Plantão - de segunda à sexta-feira de 17 às 23h - Telefones.: (24)9903-0298 e 9832-5537
Sábado, domingo e feriado de 12h às 23h (o número do telefone do plantonista do dia será afixado na porta da Secretaria de ação Social e na Recepção do pronto Socorro).
Todos os dias após às 24h - Telefones.: (24)9833-0525 e 9962-315.
Audiência pública sobre o Auxílio por Morte
Secretária de Ação Social explica o serviço na Câmara e anuncia o início das obras do Restaurante Popular