Mais uma turma formada por profissionais que trabalham na área de educação infantil nas escolas e creches do município, recebeu treinamento e capacitação em primeiros socorros, dentro do Programa Ensinando a Salvar Vidas. O curso, que é ministrado por servidores da Subsecretaria de Defesa Civil, aconteceu na terça-feira, 10, no Centro Cultural Theophilo Massad. Vinte servidores municipais, professores, diretores de creche, auxiliares de berçário, berçaristas e auxiliares de recreação, participaram do curso.
As aulas, que são práticas e teóricas, abordam diversas situações emergenciais, como parada cardiopulmonar, luxações, engasgos, queimaduras, acidentes com animais peçonhentos, entre outras, e orientam os profissionais a agir de acordo com o problema apresentado como reanimação e abordagem de vítimas.
A preservação quanto à segurança pessoal também faz parte do curso. O profissional da Defesa Civil os orienta a usar equipamentos que assegurem o seu bem-estar como luvas e respirador artificial, que substitui a conhecida respiração boca a boca. O material não é caro e deve estar sempre à mão em caso de uma emergência.
A Prefeitura de Angra, que está promovendo este curso, através da Secretaria de Governo e Defesa Civil, tem o objetivo de aperfeiçoar esses educadores para lidar com as crianças da rede municipal de ensino em casos de necessidade. As aulas estão sendo oferecidas por profissionais da Defesa Civil, através de uma parceria com a Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, ligada à Secretaria de Administração.
A expectativa é que até o final do ano um total de 240 profissionais participem do curso, que tem oito horas de duração. Há turmas previstas para os dias 17 e 24 de novembro e 15 de dezembro. As aulas vão das 8h às 17h30. As inscrições dos profissionais nas turmas estão sendo coordenadas pela Secretaria de Educação. A previsão é de que o curso de primeiros socorros continue a ser oferecido no ano que vem.