A criação de um parque municipal nas áreas verdes dos morros localizados na área central do município ( Abel, Bulé, Carioca, Santo Antônio, Caixa D‘Água, Carmo, Peres, Glória e da Cruz), é um dos primeiros projetos que o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, abraçou atendendo solicitação do prefeito Tuca Jordão. O objetivo do projeto é proteger a mata e dar mais qualidade de vida para todos os moradores – cerca de 20 mil – que clamam por melhorias.
Para apresentar o projeto do parque, a base de trabalho que está implantando na secretaria, a comissão criada para implantá-lo e o novo consultor da Secretaria de Meio Ambiente, o engenheiro ambiental Jorge Oswaldo, do CoppeUFRJ, o secretário Marco Aurélio recebeu a imprensa em seu gabinete , na manhã do dia 16.
Marco Aurélio explicou que levar o projeto do parque adiante não será difícil, porque no passado foi o responsável pela execução do projeto de contenção de encosta dos morros do Centro e conhece muito bem todas as comunidades e os problemas que enfrentam. Ele tem sinal verde do prefeito Tuca Jordão para agir e acredita que contará com a colaboração de todos os vereadores.
_ A criação do parque fortalecerá o marco do projeto municipal Cinturão Verde, que hoje delimita com uma cerca de arame farpado, a área verde dos morros das moradias. Aprová-lo e viabilizá-lo por completo não é somente minha vontade, mas principalmente é determinação do prefeito. Acredito que os vereadores também não podem dizer não ao projeto, já que sabem de sua necessidade para a promoção de um desenvolvimento sustentável para Angra- disse Marco Aurélio.
A prefeitura já criou a comissão responsável pela criação do projeto e vai iniciar sua apresentação e discussão nas comunidades dos morros no início de 2010. Depois de discutido e aprovado pelas comunidades, o projeto será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal.
A implantação do parque terá várias etapas, e foram apresentadas pelo gestor do Programa Comunidades de Angra da prefeitura, Cláudio Sírio, todas elas, segundo ele, visando a melhoria da qualidade de vida nos morros e criando meios para integrar verdadeiramente os moradores ao Centro.
A primeira será a conclusão do projeto e sua aprovação pelos moradores e Câmara Municipal, com todos os requisitos necessários para torná-lo viável, com fiscalização adequada e trabalho de conscientização das crianças e de toda a comunidade sobre a sua importância.
As outras etapas, que levarão mais tempo, mas também são muito importantes, será a construção de uma via que ligará todas as comunidades, do Abel ao Morro da Cruz, criando a possibilidade de trânsito para meios de transportes coletivos como de micro-ônibus; implantação de equipamentos de segurança pública , e criação de áreas turísticas de visitação à Mata Atlântica e de observação para as baías do município e para todo o Centro Histórico.
O secretário Marco Aurélio, com o aval do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre, presente ao evento, garantiu que a prefeitura vai trabalhar para agilizar a criação e implantação do parque priorizando três eixos de atuação: promoção de educação ambiental com as crianças e jovens nas escolas, trabalhando com as famílias nas comunidades e fazendo levantamento completo de todas as localidades incluídas no projeto para conhecer as histórias de seus moradores, necessidades e sonhos.