Agentes da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) que desenvolvem atividades externas passaram a contar com uma nova proteção, um kit que inclui bloqueador solar e repelente. A medida é mais uma iniciativa da Fusar para valorizar os profissionais de saúde e melhorar suas condições de trabalho.
– Essa iniciativa segue a determinação do prefeito Tuca Jordão e do presidente da Fusar, Adilson Bernardo, para a valorização dos servidores. No caso dos agentes de saúde, por causa da exposição ao sol, picadas e contaminação, eles precisam de uma proteção maior para poderem desempenhar suas funções com segurança – afirmou o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Fusar, Diogo Ruiz. – Foi pensando em dar condições aos trabalhadores que fornecemos os kits. Queremos fazer a nossa parte na valorização do servidor – completou.
O bloqueador solar é de Fator de Proteção Solar (FPS) 60, o que garante alta proteção contra os raios UVA e UVB. O repelente é em spray e serve de proteção contra qualquer tipo de inseto. Os kits já estão sendo usados por agentes de combate a endemias, agentes de controle de vetores, e por todos aqueles que trabalham em vigilância de saúde, incluindo supervisores e coordenadores, em atividades como combate à dengue, a roedores, a caramujos africanos etc. Ao todo, cerca de 220 profissionais foram contemplados, e o número irá se estender já que os guardas sanitários receberão os kits em janeiro. O material deve ser usado em qualquer trabalho de campo, em qualquer território, seja área urbana, de mata ou rural.