Alunos do Centro, Jacuecanga e Monte Castelo receberam nessa quinta-feira, dia 19, os certificados pela conclusão dos cursos de informática do Projeto Teclar. A cerimônia aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e contou com a presença de alunos e seus familiares, presidentes de associações de moradores, professores e representantes da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer. Desta vez, 215 alunos receberam seus certificados. Desde 2005, quando o Teclar começou, cerca de dez mil alunos já passaram por suas salas. Desses, aproximadamente sete mil se formaram.
O objetivo do Teclar é a democratização do acesso à tecnologia da informação, disponibilizando-a como um instrumento de acesso ao mercado de trabalho. O coordenador do Teclar, Marcos Valério, destacou a importância dos agentes de inclusão digital, que são os professores.
– Nossa equipe é muito boa, mas não conseguiríamos nada sem nossos agentes de inclusão digital. São eles que passam os conhecimentos. São eles que estão com os alunos no dia-a-dia.
A subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vera Cristina de Souza, falou sobre o aperfeiçoamento do Teclar e as mudanças que o curso sofreu. – Estamos ajustando o Teclar para que ele possa estar coeso em relação a nossa proposta de educação. Aumentamos o número de aulas para aprimorá-lo, para que ele seja, de fato, um instrumento de acesso ao mercado de trabalho – disse ela. Atualmente o Teclar é dividido em dois módulos de dois meses e meio cada, totalizando 80 horas. Os alunos aprendem conhecimentos de Word, Windows, Excel e Power Point. As apostilas utilizadas como material didático foram remodeladas para se adequar à nova carga horária dos cursos.
Dez alunos de cada uma das três unidades (Centro, Jacuecanga e Monte Castelo) receberam no auditório do CEA os certificados de seus professores. Os demais alunos pegaram os seus certificados ao final da cerimônia. O Teclar também possui unidades na Nova Angra e Frade. Para se inscrever é preciso identidade, CPF e comprovante de residência. O curso é aberto para alunos a partir dos 10 anos e não é exigida escolaridade. Mais informações podem ser obtidas nas associações de moradores dos bairros onde há unidades ou pelos telefones 3377-1886 e 3377-8449.