Seminário de Atenção às Vítimas de Violência

Prefeitura de Angra realiza seminário para mais de 200 profissionais de saúde e outros setores

Sexta-Feira, 27/11/2009 | .


A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar), realizou na quinta-feira, 26, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o 1º Seminário de Atenção Integral às Vítimas de Violência. O evento foi promovido pela Superintendência de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação da Fusar e teve como objetivo alinhar as ações dos profissionais da saúde do município em relação aos procedimentos de atendimento dos que sofrem violência, principalmente mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

O seminário, que contou mais de 200 inscritos, foi direcionado não apenas aos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares, psicólogos, assistentes sociais e atendentes, mas também a representantes da Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Pastoral da Criança, Associação de Pensionistas e Aposentados de Angra e outros interessados na questão da violência.

A programação começou com a mesa de abertura, onde o presidente da Fusar, Adilson Bernardo, acompanhado dos superintendentes Fernando Argolo, Paulo Benzi e Diogo Ruis, falou da importância dos painéis e da união das representações presentes, quanto às ações mediante o problema enfrentado.

– Temos que partir para ação de fato, e sair do discurso, retórica e cafezinho. É hora de exercermos a cidadania e denunciar os que praticam a violência, e, como autoridades, punir – falou Adilson, que citou o álcool e as drogas como uma das principais razões que norteiam a violência, que acontece, na maioria das vezes, no seio familiar.

O seminário realizou com três mesas-redondas, com os temas: Perfil Epidemiológico da Violência contra Crianças e Adolescentes em Angra dos Reis, Protocolo de Atenção Integral às Vítimas de Violência Sexual do Município de Angra dos Reis e Notificação Compulsória de Violência Doméstica e Outras Violências.

O Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescentes da Uerj prestigiou o evento dando suporte à equipe da Fusar.

Secretarias relacionadas: