Educação de Jovens e Adultos é motivo de discussão

Prefeitura de Angra realiza o primeiro encontro da EJA no município

Sexta-Feira, 27/11/2009 | .


Pela primeira vez, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou, nos dias 25 e 26, quarta e quinta-feira, o primeiro Encontro de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Estudos Ambientais (CEA), com o tema “Desafios e Perspectivas da EJA em Angra dos Reis”.

O primeiro dia do evento foi voltado apenas para os professores, coordenadores e diretores das escolas municipais que atendem no turno noturno com a EJA. A secretária Luciane Rabha abriu a noite falando da importância do encontro, que marca o alinhamento das experiências, adquiridas pela vivência dos profissionais durante os três anos de regulamentação da EJA no município.

– Estaremos implementando uma nova política para a EJA em 2010. Queremos contribuir para o desenvolvimento do cidadão e precisamos continuar  dando uma resposta aos alunos que procuram essa modalidade de ensino – frisou a secretária.

Mais de 200 pessoas lotaram o auditório para assistir à palestra com a professora Dra. Jaqueline Ventura, da Faculdade de Educação da UFF, que tem uma vasta experiência em educação de jovens e adultos, com o tema “Cenário atual e desafios político-pedagógicos”.

Ela iniciou sua fala frisando a dificuldade do profissional que “cai de para-quedas” no turno noturno, por segunda opção no concurso, e os que tratam com descaso os projetos pedagógicos da EJA.

– A parcela da população brasileira que não tem acesso à educação regular e vai para a EJA é a classe trabalhadora. E os nossos jovem são aqueles que correspondem ao fracasso na educação regular, também. A oferta para a EJA é muito pequena, e em 10 anos o crescimento foi menor do que 6%. Ainda estamos longe de uma escola pública para todos – explicou a palestrante, mostrando o cenário nacional.

Ela ainda elogiou a iniciativa do município de Angra, que se propôs a discutir as políticas público-pedagógicas da EJA com tantos profissionais interessados. – Essa ação é um mérito para vocês. Muitos nem sequer têm a EJA – falou ela.

Na última noite do encontro, sexta-feira, 26, o evento foi iniciado com a degustação de uma deliciosa merenda, a preferida dos alunos da EJA, que é o strogonoff, servida com refrigerante para todos os presentes. O prato foi escolhido pelos alunos e professores, através de um concurso realizado  nas escolas.

Em  seguida, todos se dirigiram ao auditório do CEA para prestigiar a apresentação  dos  grupos de coral da  E. M. Áurea Pires da Gama (Bracuí),  desafio de cordel com alunos da E.M. Coronel João Pedro de Almeida (Camorim), vídeos “Eu brasileiro” e desenho animado da E.M Frei Bernardo (Mambucaba), video projeto “Canteiro -poema de Cecília Meireles – da E.M. Tânia Rita (Belém), grupo de dança da Japuíba e  grupo de dança da E.M. Tânia Rita.

O encontro foi finalizado com os lançamentos do Guia Gastronômico  e do Caderno da Primeira Etapa da EJA e com uma singela homenagem  para as  merendeiras e auxiliares de direção  que trabalham no turno noturno com centenas de jovens e adultos.

Secretarias relacionadas: