Com o refrão “Mãe, mãe, mãe, Maria é nossa mãe”, centenas de fiéis católicos receberam a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, no cais da Estação Santa Luzia, no Centro, no início da noite de domingo, 29, para abrir a novena que antecede a tradicional festa do dia 8, feriado municipal. O ponto alto da festa, que está recebendo todo o apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura, será a procissão das 17h, saindo da Praça da Bíblia, no Balneário.
Pelo segundo ano consecutivo, em respeito à lenda que diz que Nossa Senhora chegou à cidade em um barco, o festejo religioso foi aberto com a imagem vinda do Bonfim, em procissão marítima com a comunidade católica do bairro. Foi recebida com emoção e religiosidade por representantes de diversas comunidades do Centro, com fogos de artifício e muitos lenços brancos e azuis sendo acenados pela multidão.
O cortejo seguiu em procissão pela Rua do Comércio até a igreja matriz, onde foi iniciada a tradicional novena que antecede a festa. Ao chegar em frente à igreja, a imagem foi recebida com uma chuva de pétalas.
A novena tendo como tema “Anunciação”, de responsabilidade das comunidades da paróquia, foi iniciada às 19h30, pelo pároco da cidade, frei Alonso. As demais missas se iniciarão no mesmo horário e local, até o dia 7, sob a responsabilidade de comunidades, grupos e pastorais da Igreja Católica. Durante as celebrações funcionará, sempre na Praça da Matriz, uma quermesse com deliciosos salgadinhos, doces e refrigerantes.
Programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição
Dia 8 de dezembro
5h- Alvorada pelas ruas da cidade
7h- Missa na Matriz
10h- Missa solene na Matriz celebrada por padres e pelo bispo diocesano Dom Ubiratan
17h- Procissão saindo do Balneário para o Centro
Após a procissão, missa campal em frente à Matriz