A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e a Sociedade Pestalozzi de Angra dos Reis realizaram nesta terça, dia 1, evento social na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Parque das Palmeiras.
Foram atendidas mais de cem pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O objetivo foi aumentar a integração com as mães dos alunos da Pestalozzi.
A abertura, às 9h, contou com a participação da Banda do Colégio Naval, que executou o Hino Nacional. Em seguida, a médica da Fusar, Catarina Salgueiro, fez uma palestra sobre saúde da mulher e explicou os serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece às pessoas com deficiência intelectual.
Fabiana Bordini, médica da Fusar que participa do Programa de Saúde da Família (PSF), fez um palestra, falando sobre a experiência de ser mãe de uma criança com deficiência.
A presidente da Sociedade Pestalozzi, Débora Knupp, disse que há “uma grande parceria com a Fusar” e que todas as atividades feitas permitiram aos pais conhecerem o que seus filhos fazem em sala de aula. Das várias oficinas, foram feitas de fonoaudiologia, fisioterapia e massoterapia, com as mães dos alunos. “Participando das oficinas, os pais podem perceber também as dificuldades que os alunos vivenciam em sala de aula”, diz Débora.
O público também recebeu orientações sobre saúde e higiene bucal, e profissionais da Fusar fizeram aplicação de flúor. Uma das questões enfatizadas sobre o assunto foi o auto-exame da boca.
Além das aulas e da matéria registrada nos cadernos, há outras atividades pedagógicas feitas em sala, principalmente com o objetivo de integrar as partes pedagógicas e as de educação física.
Fusar e Sociedade Pestalozzi realizam oficinas
Evento atendeu mais de cem pessoas