VIII Concurso de Poesia da Biblioteca Municipal

Durante a premiação foi lançado o livro Mãos Grossas, de Sebastião Felício

Quarta-Feira, 02/12/2009 | .

 Uma noite dedicada a Angra, cheia de literatura e de manifestações folclóricas, foi realizada pela Secretaria de Educação, Esportes, Tecnologia, Esportes e Lazer, no dia 1º de dezembro, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA). A festa foi preparada pelos profissionais da Biblioteca Municipal Guilherme Briggs para premiar os vencedores do VIII Concurso de Poesia da biblioteca com o tema “Manifestações Folclóricas de Angra dos Reis” e lançar o livro de poesia de Sebastião Felício, ex-aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), falecido recentemente.

A secretária de Educação, Luciane Rabha, prestigiou o evento e falou sobre a importância do concurso: - É uma forma de incentivar o gosto pela literatura e pela cultura e arte, principalmente entre os jovens da cidade.

O evento foi coordenado por Tatyanne Valdez, responsável pela biblioteca municipal. Segundo ela, participaram do concurso cerca de 130 trabalhos, vindos de várias escolas do município e das comunidades, concorrendo a prêmios nas categorias, infantil, juvenil e adulto. A prefeitura premiou os autores das 30 melhores poesias e o estabelecimento que apresentou o maior número de poesias, a Escola Municipal Raul Pompeia, de Monsuaba.

Os primeiros colocados foram, na categoria adulto, Nicanor Pires de Aguiar, que é poeta e vigilante municipal, Caroline Gonçalves, do Centro Educacional de Angra (juvenil); e Taís Moreira Lara, do Centro Educacional Dínâmico (infantil).

O evento foi aberto com a homenagem feita pela prefeitura, através da biblioteca municipal, à família do poeta e ex-aluno da Escola Municipal Adelaide Figueira, no Monte Castelo, falecido recentemente, Sebastião Felício, que foi alfabetizado no programa de alfabetização de adultos e vinha se destacando pelas belas poesias, que apresentava com frequência nas festas da EJA e do Programa Comunidades de Angra. Seu filho, Rogério Alexandre, subiu ao palco para receber a homenagem e um exemplar do livro “ Mãos Grossas”.

Durante a premiação, o público que lotou o auditório do CEA foi brindado com duas importantes apresentações da região, o grupo de folia de Reis, Sagrada Família e um grupo de calango, ambos do Morro do Tatu, sendo muito aplaudidos. O grupo de calango, com cantores, viola, sanfona e pandeiro, foi uma boa surpresa para a platéia, que há muito tempo não via uma apresentação de um desafio feito em versos. Os repentistas Joaquim, Luís e Alexandre agradaram e fizeram a platéia dar boas gargalhadas, além de explicar a história do calango, muito comum nos bailes que aconteciam na roça.

Além das apresentações musicais, o público também pôde apreciar uma exposição de vestimentas da tradicional Festa do Divino de Angra, montada em parceria com a Fundação de Cultura (Cultuar).

O presidente do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angrapev), Carlos Renato Gonçalves, a subsecretária de Educação, Neusa Fonseca, e diretoras de escolas municipais, particulares e estaduais prestigiaram o evento.



Secretarias relacionadas: