Vela e meio ambiente para estudantes

Alunos da rede pública municipal participam de "clínica de vela" e aprendem sobre náutica

Domingo, 13/12/2009 | .

O Iate Clube de Angra dos Reis (Icar), com o apoio da Prefeitura de Angra, realizou neste domingo, dia 13, em sua sede, uma clínica de vela com alunos entre 14 e 16 anos da rede pública municipal. A atividade serviu para estreitar a relação dos adolescentes com o mar, ensinando a eles um pouco sobre o meio náutico, e foi ministrada pelos professores e velejadores Cíntia Knoth e Luiz Evangelista, o Lula, ambos da escola de navegação C&L, do Rio de Janeiro. A mesma escola que formou o velejador angrense Daniel Santiago, medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

 A iniciativa surgiu como parte da regata Fest-Vela (Paraty-Angra), que marca o encerramento do calendário de vela de Angra dos Reis. A regata é realizada há 31 anos e a seis com o nome atual. A clínica de vela foi uma espécie de contrapartida social do evento. Neste ano, dos 44 barcos que disputaram, de velejadores de Angra, Rio e Paraty, apenas seis conseguiram completar o percurso dentro do tempo estabelecido.

 Cerca de 30 alunos participaram das atividades e foram acompanhados pela subsecretária de Esporte e Lazer, Juliana Dayube. Eles participaram de gincanas náuticas; pescaria; assistiram a vídeos sobre navegação; aprenderam sobre as partes componentes das embarcações, tipos de nós e uso adequado dos ventos; passearam de caiaque, veleiro oceânico e optimist, um pequeno barco ideal para crianças de 7 a 14 anos. Também participaram de uma palestra sobre preservação ambiental e energias sustentáveis.

O mal tempo não atrapalhou as atividades, que foram realizadas durante a manhã e a tarde. Os participantes foram selecionados pela Subsecretaria de Esporte e Lazer nas escolas municipais  Cleusa Jordão, na Japuíba, e Tânia Rita, no Belém.

Secretarias relacionadas: