A E.M. Frei Fernando Geurtse, do Marinas, realizou na sexta-feira, 11, a I Feira Cultural, que contou com a participação de toda a escola e comunidade escolar, entre pais e moradores do bairro. O evento foi promovido com o objetivo de despertar nos alunos a construção do conhecimento e a valorização da diversidade cultural como um importante fator para a construção de uma identidade nacional.
A feira teve como tema “As cinco regiões do Brasil” e a programação foi recheada de apresentações de dança e música regionais, mostrando a riqueza e diversidade cultural do país, com alunos da pré-escola, que encenaram a dramatização da lenda do boi bumbá, até o 5º ano, e encantaram o público com a dança “Xote carreirinho”. O folclore também foi evidenciado pelos alunos do 1º ano, e o Nordeste foi mostrado através do frevo e música baiana.
– Acreditamos que, refletindo sobre a cultura, estaremos oferecendo aos nossos alunos elementos para a compreender e valorizar as diferenças étnicas e culturais existentes na sociedade, e que isso não significa aderir aos valores do outro, mas sim, respeitá-los como expressão da diversidade e cidadania – falou a diretora da unidade, Lara da Silva.
Durante as apresentações foram realizadas exposições dos trabalhos realizados pelos alunos para o projeto, e o encerramento contou com o coral da escola “Música em movimento”, que entoou belas canções ao som de flautas-doces, com cerca de 15 alunos, do 2º ao 5º ano.
Escola do Marinas realiza sua 1ª Feira Cultural
As cinco regiões do Brasil foram exploradas durante a feira, que contou com diversas apresentações