A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esportes e Lazer, Luciane Rabha, entregou o Plano Municipal de Educação (PME) à Câmara de Vereadores para aprovação, no dia 2 de dezembro de 2009, através de um ato público que contou com a participação dos conselheiros municipais de educação, professores e outros segmentos sociais que contribuíram para a efetivação desse plano.
Foi um momento histórico que marcou de forma significativa a educação do município de Angra dos Reis.
As metas aprovadas no PME garantirão a qualidade da educação do nosso município, em todos os níveis e modalidades de ensino. É um plano decenal que proporcionará grandes melhorias para a educação e os munícipes. Com a implantação de Centros Municipais de Educação Infantil, em creches que possuam espaço físico adequado, ou implantação de novos centros, ocorrerá a ampliação do número de vagas do ensino fundamental nas escolas regulares. Melhoria dos espaços físicos das escolas já existentes, compra de materiais específicos para a educação infantil, formação continuada para todos os profissionais, em diversas áreas, garantindo assim um melhor atendimento às crianças. Assegurar num período de dois anos que todas as escolas construam o seu projeto político-pedagógico e criem os conselhos escolares.
O plano prevê ainda a definição, em regime de colaboração, de padrões mínimos de infraestrutura para as escolas de Ensino Médio; implantação do Centro de Ciência de Angra dos Reis (Ceciar) para desenvolver saberes relacionados à ciência; realização de pesquisa educacional para contabilizar os jovens e adultos não alfabetizados, objetivando a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA); assegurar a qualidade no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, através do Centro de Educação Municipal para alunos com Necessidades Educacionais Especiais e/ou Deficiênciais (Cemanee), além de outros desafios apontados na discussão do eixo "formação e valorização de profissionais da educação", como: jornada de trabalho de tempo integral, cursos de aprimoramento profissional e cursos profissionalizantes, tíquete-alimentação, auxílio transporte, entre outros.
Depois da aprovação do PME pela Câmara Municipal, será constituído um Fórum composto por dois representantes de cada eixo temático e da sociedade civil para acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação.
PME: mudanças para a educação angrense
A implantação de Centros Municipais de Educação Infantil nas creches são uma das metas do plano