CEA ganha laboratório

Inauguração foi na manhã do dia 18 em clima de festa

Sexta-Feira, 18/12/2009 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis fechou o ano de 2009 contribuindo positivamente com o meio ambiente. Entregou para a população, na manhã de sexta-feira, 18, principalmente aos estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas, o tão aguardado laboratório multidisciplinar do Centro de Estudos Ambientais, equipado com 6 microscópios, 6 lupas, todos os equipamentos de vidraria necessários para seu funcionamento, scanners e impressoras.

A fita de inauguração foi cortada pelo vice-prefeito Essiomar Gomes, que representou o prefeito Tuca Jordão, no ato, ladeado pelos coordenadores do CEA, e sendo muito aplaudido pelos presentes, principalmente estagiários da prefeitura, da área de meio ambiente.

A aquisição do laboratório foi através de medida compensatória tal como foi o prédio do CEA, há 8 anos,quando a Eletronuclear o construiu em contrapartida pela construção de Angra 2. Desta vez foi uma empresa que cometeu uma infração ambiental e a está pagando ao equipar o laboratório.

Essiomar, em sua fala, frisou a importância de a prefeitura realizar ações em parcerias como empresas e os governos estadual e federal e lembrou que para o próximo ano o saneamento do município será prioridade do governo.

A inauguração do laboratório multidisciplinar foi em clima de festa e não poderia ser diferente. Durante o ato o subsecretário de Meio Ambiente, Fernando César, o Grande, que representou o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, anunciou mais boas notícias - a entrega em 2010 do museu e do aquário, do CEA, muito aguardados pela população.

- É com muita alegria que entregamos este laboratório e cumprimos mais um compromisso do governo com a população e a preservação do meio ambiente. Avançaremos mais no próximo ano porque nossa meta é entregar o museu e o aquário que já estão projetados e funcionarão aqui no salão. O museu abrigará coleções de zoologia, botânica e de geologia. Inclusive já coletamos amostras de várias espécies na área da Banqueta- explicou Grande.

O responsável pelo funcionamento do laboratório será o biólogo Lauro Mendes, da Secretaria de Meio Ambiente, que já trabalhava no CEA. Também estavam presentes à cerimônia o engenheiro civil da Secretaria de Meio Ambiente, Flávio Barbosa, que fez o projeto do local que recebeu os equipamentos; o coordenador do CEA, Paulo Ruiz; e a gerente do Fundo Municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia dos Anjos.

O biólogo Lauro Mendes explicou que todo o agendamento do espaço será feito pelo CEA e que o laboratório estará aberto para estudantes, professores e todas as pessoas interessadas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30.

- O laboratório será importantíssimo para todos os profissionais e alunos do município, e  será voltado para pesquisas, sendo muito útil também durante a realização de eventos como a Semana do Meio Ambiente, Encontro de Ecomanguezal e outros mais. Irá funcionar obedecendo as leis ambientais vigentes. Não gerará resíduos impactantes ao meio ambiente porque só trabalhará com material biológico, similar ao lixo domiciliar- explicou Lauro.

Secretarias relacionadas: