O Programa Comunidades de Angra realizou nos dias 16, 17 e 18, nos Morros do Abel e da Carioca, a Semana da Comunidade Cidadã. Durante os três dias, as comunidades participaram de uma série de atividades que contaram com a participação da Fusar e das secretarias de Meio Ambiente; Obras, Habitação e Serviços Públicos; Ação Social; e Governo e Defesa Civil.
Os moradores participaram de palestras sobre o combate a caramujos e à dengue, descarte adequado de lixo, também chamado de resíduos sólidos, assistiram a peças e vídeos sobre educação ambiental, participaram de oficinas de pintura e artesanato etc. A Subsecretaria de Serviços Públicos fez a limpeza de valas, ruas e escadarias dos bairros. Foram montados stands do disque-óleo, para recolher óleo de cozinha, e do “João Sucatão”, sobre materiais recicláveis.
As crianças participaram de uma grande gincana que teve várias atividades de educação ambiental e ligadas à cultura local. As provas incluíram o recolhimento de material reciclável e composição de canções e poemas sobre os bairros. Em um resgate da história local, os participantes tiveram que apresentar o morador mais antigo e a mais antiga reportagem que achassem sobre a localidade. As crianças recolheram aproximadamente 2 mil garrafas PET e 708 latinhas. Tudo isso em menos de 24 horas.
– A Semana da Comunidade Cidadã foi excelente. Nesses três dias conseguimos um resultado muito bom em termos de mobilização dos moradores – avaliou Luciene Rabha, gerente do Comunidades de Angra.
O encerramento na sexta-feira ficou por conta do Bloco da Carioca, que com muito samba animou os participantes. Apesar do mal tempo e das pancadas de chuva, a comunidade fechou o evento a programação com um abraço simbólico nos bairros.