Passeata contra a violência movimenta o Centro

Secretária Célia Jordão anuncia sua saída da Ação Social e apresenta sua sucessora, Jane Veiga

Quarta-Feira, 23/12/2009 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, realizou na terça-feira, 22, a passeata da campanha contra a Violência Intrafamiliar, realizada em todo o município desde agosto de 2009. A passeata contou com mais de mil pessoas vindas de diversos bairros e trouxe uma mensagem de paz aos que estavam na Rua do Comércio, contra a violência que vem crescendo assustadoramente no município.

A passeata, que teve total apoio do prefeito Tuca Jordão, contou com a participação dos grupos de capoeira da Ação Social, das crianças do Projeto Gol Social e de muitas outras oficinas realizadas nos equipamentos da secretaria, além de algumas crianças da Casa Abrigo, que desfilaram nas motos e triciclos dos motoqueiros da ONG Ubem, que é nacional e tem uma célula em Angra.

A ala mais animada, sem dúvida, foi a das senhoras que participam dos Núcleos de Convivência da Terceira Idade, que puxaram o grito “Paz, paz, paz. Violência, nunca mais!” e envolveram a todos que participaram da campanha. Além da banda da secretaria, Maestro Gerard Galloway, formada por adolescentes e jovens, a passeata também foi acompanhada pela banda Comon, do Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro.

A secretária Célia Jordão agradeceu a todos o apoio que foi dado à campanha, que segundo ela, deve ser eterna.

– Nossa luta contra a violência contra jovens, adolescentes, crianças, mulheres e idosos deve ser em todos os dias, e não podemos nos conformar com o crescimento dessa violência, que muitas das vezes acontece nos lares – frisou ela, que anunciou sua saída da secretaria neste ano. – Estou deixando a Ação Social, com a sensação do dever cumprido, pois tenho que acompanhar meu marido na sua carreira política. Mas estou deixando alguém que já milita nesta causa há algum tempo e continuará realizando um bom trabalho – falou ela se referindo à subsecretária Jane Veiga, que assumirá a pasta.

A Pestalozzi também deu total apoio ao movimento, deflagrado pela secretaria, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que promoveu palestras de conscientização nas igrejas, escolas, associações de moradores.

Durante todo o dia foi realizado, na Praça Zumbi dos Palmares, o Projeto Ações e Cidadania, que é realizado, mensalmente nas comunidades e  leva  prestação de serviços e informação à população. O evento é sempre uma parceria com as demais secretarias do governo, que montam suas tendas e realizam exposição dos trabalhos desenvolvidos, como os sete Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Nova Angra, Belém, Frade, Parque Mambucaba, Monsuaba, Bracuí e Campo Belo – e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), no Parque das Palmeiras. Para quem gosta de artesanato, havia diversas opções, mas a que mais se destacou foi o Projeto de Artesanato Familiar da loja Caçula, do Rio Janeiro, que trouxe aulas de pintura e decupagem em madeira para cerca de 80 pessoas, durante o dia.

A Fundação de Saúde (Fusar), a Defesa Civil, a Subsecretaria de Transportes e Trânsito, a Secretaria de Meio Ambiente e a Subsecretaria de Comunicação deram apoio ao evento e mostraram que a união faz a força e promove a paz.
   

Secretarias relacionadas: