Exposição Sabor da Lenda

Artista Lyla Melo apresenta na Casa de Cultura seus belos artesanatos trabalhos feitos com osso da cavala

Quarta-Feira, 23/12/2009 | .

A artista plástica Lyla Melo inaugurou na terça-feira, 22, na Casa de Cultura de Angra dos Reis, a exposição “Sabor da Lenda”.

São doze telas pintadas com cores vibrantes que retratam, de forma contemporânea, a tradicional lenda de Nossa Senhora da Conceição, associada a um prato típico da região, o saboroso peixe com banana.

Na exposição são apresentados, também, delicados oratórios confeccionados com materiais alternativos e com o osso da cabeça do peixe cavala. Segundo a lenda, o peixe cavala aparece nos mares de Angra no mesmo período da chegada da santa. Curiosamente, o osso central da cabeça desse peixe lembra a imagem da santa.

Esse trabalho faz parte de um projeto de arte-educação, chamado “Arte de Reciclar”, iniciado em 1996. O projeto constitui-se de seis oficinas direcionadas para aqueles que, não sendo artistas, tenham interesse em aprender alguma atividade artística através de uma abordagem ecológica. Os participantes aprendem a reciclar e reutilizar materiais de uma forma criativa e econômica, através do imaginário popular.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 3 de janeiro, das 10h às 22h. Vale ressaltar que a Casa de Cultura não funcionará nos dias 24, 25, 31 e 01 de janeiro de 2010.



Arte de Reciclar


O projeto Arte de Reciclar constitui-se num programa socioeducativo direcionado à arte e ao meio ambiente. O trabalho vem sendo realizado desde 1998, em parceria com órgãos públicos e privados.


Do Projeto


Arte de Reciclar tem como objetivo a experimentação do fazer artístico aliado a uma educação ambiental. Orientando as pessoas a reciclar e reaproveitar diversos materiais para confecção de objetos artesanais. O projeto é direcionado, principalmente, a educadores, educandos, ONGs e comunidades de baixa renda.

A ideia básica do projeto é promover, através da arte, a conscientização da importância da preservação do meio ambiente, reeducando o conceito de que nem tudo que se joga fora é lixo.

Muitas pessoas têm a consciência dos problemas que o lixo vem causando ao meio ambiente, porém são poucos os que assumem uma postura de modificação de hábitos.

Assim, procuro entender os espaços e as comunidades em que venho desenvolvendo meu trabalho, tentando modificar nas pessoas hábitos e valores, para que possam perceber, que através de gestos simples, podemos modificar não só nossos hábitos, mas também o das pessoas que estão ao nosso redor. Busco, através desse trabalho, fazer uma mediação entre a consciência e a ação.



Oficinas e cursos do Projeto Arte de Reciclar


1- Papel Reciclado:


Na oficina são utilizados papéis velhos ainda não reciclados e também a fibra natural da bananeira, matéria-prima bastante comum nessa região.


2- O outro lado do PET.


A garrafa PET é um material que possibilita a confecção de diversos objetos. A oficina ensina a confeccionar bijuterias como colares, pulseira, prendedores de cabelo e canga, brincos e diversos brinquedos.


3-Curso de fibra de bananeira

O primeiro momento da oficina é destinado a um informativo sobre a utilização da fibra. No segundo momento, ao desfibramento, e o terceiro momento, à confecção de peças decorativas.


Lixo que vira brinquedo


Objetivo: resgatar a cultura local através da maNUFATURA construção de objetos e brinquedos que contam lendas que povoaM o imaginário popular.


5- A lenda da padroeira


A oficina busca resgatar a Lenda de Nossa Senhora da Conceição através da confecção de oratórios. Os oratórios são confeccionados com caixas de papelão ou sucatas de madeira; a imagem é feita com o osso da cabeça do  peixe cavala.

Secretarias relacionadas: