A forte chuva que caiu na madrugada de segunda-feira, 28, deixou a Defesa Civil Municipal bastante ocupada com os chamados emergenciais da população. A equipe de sobreaviso, que continua em estado de alerta por determinação do secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre Soares, atuou com prontidão e eficiência nas comunidades atingidas pelo temporal, que em apenas 40 minutos, foi de 40mm, no Centro da cidade.
Alguns bairros foram atingidos e seus moradores sofreram pequenas perdas materiais, porém ninguém se feriu. Foram realizadas pela equipe da Defesa Civil, 16 vistorias, com a interdição de dois imóveis que ofereciam risco à vida. A maioria das ocorrências se deu devido ao alto índice pluviométrico e também à geografia local, propensa a incidentes deste tipo.
A Defesa Civil, através de seu secretário Carlos Alexandre Soares, além de atuar durante todo o ano com programas e medidas preventivas, está trabalhando intensamente para atender todas as solicitações, e se mantém em estado de atenção devido à possibilidade de novas pancadas de chuvas.
A Gerência de Engenharia, da Subsecretaria de Defesa Civil, fez uma avaliação das principais áreas atingidas e foram constatados:
· Seis pontos de alagamento,
Bairros: Centro, Campo Belo, Nova Angra e Japuíba.
· Uma queda de parede de residência,
Bairro: Camorim Pequeno.
· Um desabamento de marquise de residência,
Bairro: Japuíba.
· Cinco pontos de deslizamento de terra,
Bairros: Areal, Sapinhatuba II, Parque Belém, Morro da Carioca e Itanema.
· Um ponto de inundação,
Bairro: Areal.
· Um ponto de infiltração,
Bairro: Centro.
· Um recalque da pista de rolamento,
Bairro: Morro da Cruz.
O número de emergência da Defesa Civil é o 199.
Defesa Civil mantém alerta por causa da chuva
Em caso de emergência ligar para o 199