Angra: 506 anos de beleza e história

Tradicional corte do bolo marcou as festividades do Aniversário da Cidade

Domingo, 06/01/2008 | .

Angra dos Reis completou 506 anos neste domingo, dia 6 de janeiro. Mesmo com chuva, a festa não perdeu o brilho com as Folias de Reis e o Coral da Cidade cantando na Praça Nilo Peçanha, em frente à Prefeitura, repleta de pessoas. Também não faltaram o tradicional corte do bolo e a grande queima de fogos. Mas não foi só a população que reverenciou a cidade. Visitantes ilustres - como o Vice-governador Pezão e o Deputado Federal Felipe Pereira - foram recepcionados pelo Prefeito Fernando Jordão; pela Primeira-dama Célia Jordão; pelo Presidente da Câmara, vereador Ricardo Dutra; além dos vereadores Elias José Rabha (Fiote), Essiomar Gomes e Vilma e todo o secretariado. Eles participaram dos eventos no Palácio Raul Pompéia, sede da Prefeitura.
Angra foi descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho, em 1502, quando a coroa portuguesa enviou ao Brasil uma esquadra com três navios para desbravar o litoral do novo continente. A festa para comemorar os 506 anos de Angra começou na noite do dia 4, sexta-feira, com o show da banda Faixa Etária, na Praia do Anil.  Como manda a tradição, na noite do dia 5, sábado, a festa começou com a apresentação das folias do Seu Manoel Ramos, do Seu Codrato e do Quilombo de Santa Rita, além do Coral da Cidade. Atores da cidade encenaram ainda a peça Viagem à Baía dos Reis.
Também foi realizada durante a festa a premiação das árvores de Natal feitas com garrafas Pet (confira o resultado no release sobre o assunto). Mesmo sob chuva, o povo não se intimidou e marcou presença até o corte do bolo, nos primeiros minutos do dia 6. A comemoração entrou madrugada adentro com show do Double You, na Praia do Anil. Muitos fãs acompanharam antigos e novos sucessos da banda até às 2h15 da madrugada.
Manhã do dia 6 de janeiro
Angra dos Reis amanheceu com mais um ano de vida no domingo, dia 6. Apesar dos 506 anos de idade, a cidade dos padroeiros Nossa Senhora da Conceição e São Benedito, está cada dia mais jovem. Para comemorar essa data festiva, às 6h da manhã, a Banda da Defesa Civil entoou melodias para saldar mais um ano de vida. Uma queima de fogos coloriu o céu, despertando a população, e convidando-a para a festa que estava por vir.
       Ás 8h, um café da manhã foi servido para a comunidade na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, depois do hasteamento das bandeiras, realizado pelo Prefeito Fernando Jordão, pelo vereador Elias José Rabha (Fiote) e pela D Matilde, antiga moradora do bairro. Durante a cerimônia a Banda da Defesa Civil tocou os hinos do Brasil e de Angra dos Reis.
Fernando disse que fez questão de participar da cerimônia na Praça 6 de Janeiro, já que é seu último ano que comparece ao momento como prefeito de Angra. Ele anunciou ainda a construção de uma escola para o bairro.
- Estou muito feliz em estar aqui e fiz questão de comparecer, já que no ano que vem vocês terão outro prefeito. Mas quero ressaltar que continuarei trabalhando neste ano de 2008 como se fosse o primeiro desses dois mandatos para os quais vocês me escolheram como o prefeito de Angra. Ainda temos muito a fazer e aqui no Morro do Carmo já estamos desapropriando amigavelmente a casa do Seu Belarmindo para a construção e uma escola municipal. Também vamos implantar ainda aqui o Projeto Comunidades de angra, que vem mudando os morros da cidade. Gosto de desafios e este ano, mesmo sendo o último do meu governo e depois de ter feito várias realizações por Angra, ainda tenho muito trabalho -, disse Fernando.
Logo após, às 9h, uma Missa de Ação de Graças realizada na Igreja da Matriz, fechou as atividades na parte da manhã. A cerimônia religiosa foi aberta pela Folia de Reis seguida pela Procissão de Entrada.
E a festa só vai terminar na noite do dia 7, domingo, com o tão esperando show do cantor Daniel, na Praia do Anil.

Secretarias relacionadas: