Conscientização ambiental, brincadeiras, mergulhos em praias paradisíacas, caminhadas em trilhas e lazer, tudo junto em plenas férias de verão, são privilégios que poucas pessoas podem ter. Em Angra dos Reis, a história é diferente. Crianças e jovens de 8 a 14 anos podem desfrutar de tudo isto inteiramente grátis na Colônia de Férias Ambiental criada pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
A Colônia de Férias Ambiental foi criada em dezembro de 2006. Neste ano começou no dia 7 de janeiro e vai até 1º de fevereiro, atendendo centenas de crianças de todo o município. Cada semana será beneficiado um grupo de crianças que participará de segunda a sexta-feira de diversas atividades como caminhadas pela Trilha Porá, visita guiada ao Aterro Sanitário, Horto Municipal, Centro de Estudos Ambientais e Ilha de Cataguás, com direito a palestras, plantio de mudas, mergulhos, almoços e lanches, patrocinado pela Prefeitura.
Na manhã de segunda-feira, dia 7, as crianças beneficiadas, moradoras das Sapinhatubas e do Ariró, inauguraram a Colônia de Férias participando de caminhada na Trilha Porá, em Mambucaba, acompanhados por guias e orientadores.
O grupo de 31 crianças chegou na entrada da trilha às 10h30 e nem mesmo a chuva fininha que teimava em cair diminuiu a alegria da garotada. Eles percorreram em segurança cerca de 2.600 metros da trilha e conheceram de perto a Mata Atlântica, com suas árvores, animais e riachos. A caminhada pela Trilha Porá é uma atividade patrocinada pela Eletronuclear que é a responsável pela manutenção do local. Até o dia 11 este mesmo grupo vai participar de todas as atividades oferecidas pela Colônia.
A Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Elizabeth Brito, explica que a Colônia de Férias Ambiental tem o objetivo de educar e despertar, com descontração, crianças e jovens para a necessidade de se preservar as belezas naturais de Angra para que todos, população e turistas, possam desfrutar delas.
- Nada melhor que levar as crianças em diversos pontos do município para se divertir, conhecer e aprender sobre as belezas da natureza de nossa cidade. E fazer isto em clima de colônia de férias é muito bom para todos, é também uma forma da Prefeitura oferecer lazer de qualidade para crianças que não tem condições de fazer esses passeios com facilidade- afirma ela.
A menina Verônica Alves de 11 anos, que estuda na Escola Municipal do Ariró, estava ansiosa para iniciar a caminhada. Ela que participa pela primeira vez de uma colônia de férias acredita que passará uma semana inesquecível junto com os orientadores da Prefeitura.
- Vai ser muito legal participar de todas as atividades. Vamos plantar árvores, passear de barco e aprender bastante. Gosto também de caminhar no mato. Mais pessoas deveriam fazer isto para serem mais felizes- acredita ela.
A Secretária de Meio Ambiente comunica que ainda existem algumas vagas para a Colônia Ambiental. Os interessados devem ligar para 3368-4481 e procurar a bióloga Gabriela