Aconteceu nesta quarta-feira, dia 2º, das 9h às 18h, no auditório da UNIMED, no Parque das Palmeiras, o 1º Fórum de Saúde Mental e Saúde da Família do Município de Angra dos Reis. O objetivo do evento, que reuniu 78 pessoas, é formar os profissionais de saúde do SUS para a Saúde Mental visando a melhoria de atendimento aos usuários.
Seguindo a política nacional do setor que procura integrar os trabalhadores da área no campo de saúde mental dentro do trabalho desenvolvido pelos Módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) o Fórum foi o pontapé inicial para preparar o profissional para lidar com essa abordagem.
- Muitas vezes o profissional do Módulo ESF se depara com um usuário cardíaco que tem problema com o álcool, por isso ele deve ter uma visão mais ampla do universo do paciente não se atendo apenas ao atendimento clínico, - explicou Maria Bethânia Garcia, da Coordenação do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde/FuSar.
O evento também prepara os profissionais para a implantação em Angra, ainda no primeiro semestre desse ano, do Centro de Atenção Psicossocial Alcoolismo e Outras Drogas (CAPSad) e o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPIs). Um voltado para pessoas com problemas psicossociais causados por álcool e outras drogas e um outro voltado para as crianças e adolescentes com problemas psicossociais.
O evento teve como palestrantes a professora da UFRJ, Paula Cerqueira e a Superintendente de Atenção Básica do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Baltazar. Também teve representantes indígenas do Pólo Base Angra dos Reis.