Os trabalhos de combate à dengue com carros fumacê, colocação de inseticida com bombas costais, retirada de entulhos, coberturas em caixas d’água e orientações para a população continuam sendo priorizados pela Secretaria de Saúde, em todo o município, para diminuir ainda mais os casos de dengue em Angra dos Reis.
No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde no dia 30 de maio, sexta-feira, o número de casos confirmados de dengue, desde o início do ano é de 1.566 com 9 óbitos confirmados em um total de 10.999 notificações. Segundo o secretário de Saúde, Edson Miranda, as notificações caíram 90% nas últimas três semanas graças ao trabalho intensivo realizado pela Prefeitura e o tempo mais frio e seco que estão ajudando a controlar o número de infectados.
Apesar da queda nas notificações, a Secretaria notificou a confirmação de duas mortes ocorridas em abril e que estavam sob investigação. As mortes confirmadas são de uma criança de 5 anos moradora do Campo Belo e de uma mulher, Marilene dos Santos Fonseca, de 31 anos moradora do município de Rio Claro.
Neste último fim de semana as ações de combate se concentraram nos bairros de Monsuaba e Santa Rita II. As inspeções rotineiras foram realizadas em diversos outros bairros.
Em Monsuaba, nos dias 22 e 23, as equipes visitaram mais de 1.300 moradias, os carros fumacê percorreram 36 quarteirões, foram coletados 3 caminhões de lixos propícios a proliferação do mosquito da dengue e vedadas 42 caixas d’águas.
No sábado, dia 24, em Santa Rita II foram visitados mais de 400 imóveis, o fumacê percorreu 24 quarteirões, foi coletado um caminhão de lixo e vedadas 39 caixas d’água. A equipe de combate à dengue esteve ainda nos bairros da Fortaleza e Sapinhatuba II, onde foram instaladas cerca de 90 capas para caixas d’água. Os agentes se encontram hoje, dia 30 na Sapinhatuba III fazendo a colocação de mais capas para caixas d’água.
As equipes estão trabalhando atualmente nos bairros da Ponta Leste, Balneário, Belém, Nova Angra, Gamboa, Ribeira, Morro da Glória, Morro da Carioca, Campo Belo e Vila Nova.