A Prefeitura de Angra dos Reis, está abrindo inscrições, na Fundação de Turismo de Angra- TurisAngra - para mais uma turma do Curso de Artesanato com Osso da Cavala que será realizado a partir da próxima terça-feira, dia 24, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), no Bracuí.
O curso é aberto para toda a população, principalmente artesãos, professores, artistas em geral e donos de restaurantes, de qualquer faixa etária. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3377-1597, 3377-8399 e 9991-9830, falar com Maria Stella.
O curso é coordenado pela TurisAngra em parceria com a Secretaria de Pesca. No curso, os alunos transformam um dos ossos da cabeça do peixe cavala em miniaturas de imagens de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da cidade, reforçando uma das lendas mais antigas da cidade.
O curso é gratuito e tem também o apoio da ong Arte dos Reis. O projeto atenderá inicialmente cinco comunidades: Centro ( curso já foi concluído), no Brachuy, Monsuaba, Praia Vermelha e Mambucaba.
É aberto para todos os interessados,
O artesanato com o osso da cavala era muito comercializado nas décadas passadas no município. As pessoas não jogavam fora o osso da cabeça da cavala e faziam as imagens em suas próprias casas. A Prefeitura quer reestimular a população a fazer o mesmo e fazer com os ossos se transformem em lindas imagens que podem ser colocadas em oratórios de diversos tamanhos e desenhos.
O curso é ministrado pela artista plástica Lyla Melo, em quatro módulos. Além de aprender a fazer as miniaturas de Nossa Senhora, os alunos aprendem a fazer um delicioso peixe com banana que depois é servido para todos.
Conhecendo o a lenda
A Lenda da Padroeira da Cidade, diz que uma Nau que conduzia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição para a Vila de Itanhaém, passou por Angra e parou na cidade para se proteger de uma tempestade. O povo curioso quis saber o que a nau transportava e ao saber que era uma linda imagem pediu ao comandante para deixá-la no município. O pedido não pode ser atendido e quando o tempo melhorou, o capitão da nau seguiu viagem. Por três vezes consecutivas, a nau tentou sair do município, mas a tempestade não deixou. Só conseguiu sair quando o capitão atendeu ao povo e deixou a imagem na cidade. Na terceira volta à cidade , a embarcação foi seguida e rodeada o tempo todo por um cardume do peixe cavala, que tem em sua cabeça um osso que lembra a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Depois disto, o povo transformou Nossa Senhora na padroeira da cidade.
Início da nova turma: 24/06/08 - terça-feira
Local: CRAS do Bracuhy
Horário: 15:00 às 17:00
Inscrições: 3377 1597 (manhã) / 3377 8399 (tarde) / 9991 9830 (celular) com Maria Stela