Na sexta-feira, 18, aconteceu no auditório do Colégio Naval o encerramento da 4ª Jornada Pedagógica de Angra dos Reis realizada pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante toda semana, desde o dia 14, foram feitas diversas atividades voltadas para os profissionais educadores. As ações foram distribuídas no Colégio Naval, no Centro de Estudos Ambientais - CEA, UNIABEU, Teatro Municipal Câmara Torres e na Estação Santa Luzia onde aconteceu uma visita orientada. A solenidade de encerramento foi realizada com a presença da secretária de Educação Stella Salomão e uma palestra proferida pelo conferencista do Instituto Paulo Freire e pedagogo Paulo Roberto Padilha. A palestra abordou o tema “Currículo e Formação Humana: Educar em todos os cantos”.
Stella Salomão elogiou a participação dos educadores e a presença maciça em todos os eventos.
- A participação e empenho dos educadores em eventos como este engrandece nossa atividade. A 4ª Jornada Pedagógica é um trabalho da Prefeitura que garante a efetiva cidadania para a promoção da melhoria da qualidade de vida da população acreditando no poder transformador da educação - disse a secretária.
Com o tema “Consolidando cidadania e solidariedade”, a Jornada Pedagógica cumpriu com o objetivo de investir na Formação Continuada do Educador, que é o principal articulador do processo educativo e trabalha diretamente com o educando e toda a comunidade escolar. Durante os cinco dias de evento, centenas de educadores tiveram a oportunidade de se reunir para trocar experiências e atualizar seus conhecimentos para enfrentar os desafios educacionais e suas transformações.
Com a presença de renomados conferencistas a Jornada pedagógica ofereceu aos participantes, reflexões que consolidam, cada vez mais, o Documento de Organização Curricular, desenvolvido com a participação dos educadores da Rede Municipal, com base em três eixos norteadores: a Transversalidade, a Valorização do Profissional de Educação e a Política de Inclusão.
Para participar dos eventos, não foi cobrada taxa de inscrição ou de participação, mas sim a doação de mantimentos e brinquedos. A doação não foi obrigatória e os mantimentos e brinquedos arrecadados serão encaminhados, exclusivamente, como doação para diversas instituições de caridade da cidade e para a Secretaria de Ação Social. O evento teve o apoio da CBA, do Colégio Naval, da Viação Senhor do Bonfim, da Reprográfica Barrense e envolveu atividades como seminários, palestras, oficinas e cursos.