A Prefeitura através da Secretaria de Obras realizou nesta sexta-feira, 29, a cerimônia de entrega da Escola Municipal Professor Ururahy, no Pontal. A escola recebeu obras de revitalização, melhorias e ampliação de duas novas salas, sendo uma da secretaria e outra de professores.
A escola atende 30 alunos de 7 a 13 anos do 1º ao 4º ano dos bairros Pontal, Belém e Gamboa. Dentre as melhorias, a escola recebeu novo forro, telhado, pintura e reforma nos banheiros, cozinha, pátio, salas de aula, além de reparos em toda parte elétrica. A escola ganhou ainda novo mobiliário, ventiladores de teto, quadros para sala de aula, novas carteiras e um computador oferecido pela Secretaria de Educação.
Fundada em 1945, a escola é uma das mais antigas do município e jamais tinha recebido tantos investimentos. A inauguração e o descerramento da placa da Escola Municipal Professor Ururahy reuniu autoridades e pessoas ligadas à educação e a cultura que fazem parte da história de Angra dos Reis e da própria escola, como é o caso da professora Maria Helena Hururay Campos da Fonseca que é neta do Professor Hururay, patrono da escola.
Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Fernando Jordão e os secretários municipais Roberto Peixoto, Leonardo Côrrea, Giovani Fedrizzi, José Maria Novaes, Stella Salomão, além do chefe de gabinete João Luiz Gibrail Rocha, o diretor do SAAE Carlos Marcatti, o subsecretário de Obras Vingle Martins, o subprefeito da Japuíba Antônio Paulino, o presidente do Ateneu Angrense de Letras Dr. Érico Fonseca e o representante do comandante do Colégio Naval, Capelão Hubiratan.
A diretora da escola Cláudia Regina Oliveira da Silva esperava por essa obra que segundo ela foi de grande importância.
- Essa obra é de grande importância e necessidade para nossos alunos e professores que agora podem contar com esse ambiente agradável, completo e muito adequado para nossas ações - concluiu a diretora.
A professora Maria Helena Hururay que viveu muito tempo na Fazenda do Pontal e lecionou naquela escola fez um discurso emocionado e lembrou a passagem e as realizações do seu avô na Escola Municipal Professor Ururahy.
O secretário de Obras Leonardo Côrrea disse que estava entregando mais uma obra da Prefeitura com o padrão de qualidade que o Prefeito Fernando Jordão exige.
- Essa escola está sendo entregue com a qualidade e o padrão das obras realizadas em todo o município que buscam atender com dignidade à população angrense - disse o secretário.
A secretária de Educação Stella Salomão ressaltou a importância do trabalho de revitalização das escolas da rede municipal e a política de inclusão adotada pelo governo.
- Nossa política de inclusão começa no berço e vai até o ensino superior. Hoje temos 64 unidades na rede municipal de ensino, sendo 60 escolas e quatro creches e todas elas estão sendo revitalizadas, tornando o ambiente escolar um local digno para nossas crianças. São 3 mil crianças atendidas nas creches e 2400 alunos cursando a universidade em Angra dos Reis - destacou Stella Salomão.
O Prefeito Fernando Jordão fez questão de salientar em seu discurso a importância e a contribuição da família Ururahy na história e no desenvolvimento de Angra dos Reis a contar da época da criação da escola há 63 anos. Fernando falou sobre o avanço do governo com o programa de creches e os investimentos na área da educação como a criação de cursos técnicos e a vinda das universidades públicas federais e estaduais através do CEDERJ e da UFF. O prefeito agradeceu a presença do Capelão do Colégio Naval Hubiratan e frisou a sua importância enquanto entidade de ensino para Angra dos Reis. Outra avaliação do prefeito foi quanto à construção da maior escola da rede municipal que será entregue no mês que vem à comunidade da Monsuaba e o ginásio poliesportivo que também será inaugurado em breve na Morada do Bracuí, além da finalização daquela que ele mesmo considera como uma das principais realizações para o povo angrense, a construção do hospital da Japuíba.
No período de 2001 a maio de 2008, a Prefeitura já reformou 55 unidades escolares, sendo sete revitalizações, além da construção de quatro novas escolas já entregues e outras quatro em fase de acabamento. Ao todo, a Prefeitura já construiu 172 novas salas de aula e executou mais de 380 atendimentos de pequenos reparos nas unidades escolares como rede elétrica, hidráulica, marcenaria e outras reformas. Uma das mais recentes realizações na área da educação foi a revitalização do 2º prédio do Pólo Universitário Professor Jair Travassos, onde irá instalar-se a UFF - Universidade Federal Fluminense. O prédio é composto por sete salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório e demais dependências.