Todas as unidades municipais de saúde de Angra participaram do Dia Nacional de Vacinação contra a Rubéola - 30 de agosto. O comparecimento aos postos, das 8 às 17 horas, foi regular devido ao dia chuvoso, mas segundo a Secretaria de Saúde, a campanha que começou no dia 9 de agosto está tendo resposta positiva da população e continuará a todo vapor até o dia 12 de setembro.
Homens e mulheres entre 12 e 39 anos devem comparecer aos postos para se vacinarem contra a rubéola. Grávidas não podem tomar a vacina e a mulher que tomar a vacina deve tomar o cuidado para não engravidar nos próximos três meses. A rubéola mesmo apresentando uma evolução benigna apresenta riscos principalmente para as gestantes pela possibilidade de ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita nos fetos (cegueira, surdez, mal formação cardíaca e meningoencefalites).
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica principal são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. A vacina contra a rubéola é eficiente em quase 100% dos casos.
Ainda no dia