Oficinas de sabão e de pet

Alunos,professores e comunidade aprendem a reutilizar material descartável

Quarta-Feira, 10/09/2008 | .

A preocupação com a preservação do meio ambiente e a geração de renda em Angra dos Reis, tem levado a Prefeitura a criar projetos que unam as duas diretrizes. Como no caso das oficinas de materiais recicláveis. A reutilização de garrafas de plástico (pet) e de óleo de cozinha usado tem gerado frutos nas duas ações: preservação e renda.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano tem levado oficinas a escolas municipais com o intuito de envolver pais, alunos e professores nessas ações.

-O objetivo do projeto é fazer caminhar juntas as duas ações. Ao mesmo tempo em que a comunidade ganha à oportunidade de aumentar a sua renda familiar, ela contribui com a redução do lixo que vai para o Aterro Controlado do Ariró ou que pára nas ruas e no mar, - falou a bióloga, Cláudia da Costa Oliveira, que ministra Educação Ambiental e as oficinas.

Na quarta-feira, 10, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que conta também com a técnica de Meio Ambiente, Sônia Regina da Silva Aguiar e Osvaldo da Costa Santos, foi até a Escola Alberto Torres, na Gipóia, ensinar aos alunos e pais as técnicas para fazer sabão, pufes e vassouras. Aos alunos coube a oficina de pet, e aos pais a de reaproveitamento do óleo de cozinha.

-Nós já começamos um projeto ambiental que reutiliza embalagens de leite, creme de leite e outros. As artesãs que fazem objetos com a fibra de banana, estão inserindo esses materiais descartáveis nos seus trabalhos, - falou a diretora e professora da escola, Gilmara Neves Castro Cruz, que solicitou as oficinas para a sua escola.

O procedimento que a diretora da escola da Gipóia tomou, tem sido freqüente em todo o Município. As escolas do Abraão, Camorim, Monsuaba, Caixa D’Água e Bracuí, também solicitaram as oficinas para os alunos.

-A nossa idéia é passar educação ambiental para todos os alunos, e proporcionar uma alternativa de renda, como está acontecendo na Escola Raul Pompéia, na Monsuaba. Eles estão desenvolvendo está técnica e revertendo em renda seus trabalhos, - falou a técnica de Meio Ambiente, Sônia Regina da Silva Aguiar, lembrando que para receber as oficinas as diretoras das escolas devem entra em contato no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara.

-As oficinas podem ser ministradas para outros segmentos da sociedade, basta haver interesse da comunidade, - disse a equipe.

Secretarias relacionadas: