Os nove mil moradores da Monsuaba receberão água com mais qualidade no final de setembro. É que a Prefeitura, através do SAAE, está instalando cinco filtros de água nos sistemas de distribuição do líquido para a localidade. Na semana passada um filtro que pesa dois mil quilos, foi descarregado no bairro. Ele vai ser instalado no Morro do Martelo. Os quatro restantes, que chegam nessa semana, irão fazer parte dos sistemas de abastecimento de água do Morro do Vai – Quem - Quer e do Paiolzinho. Cada local receberá dois filtros.
-Instalaremos todos os filtros até o final do mês e junto finalizaremos as obras complementares. Com os filtros, à água distribuída à população será 100% tratada, - falou o diretor-presidente do SAAE, Alberto Marcatti.
Segundo Marcatti, além da instalação dos filtros, serão construídas caixas de quebra de pressão, entre a barragem e o reservatório, e serviços complementares como guaritas, cerca de proteção e urbanização da área.
Pelo filtro passam
-Esse projeto visa atender até 17 mil pessoas. Essa é uma projeção para 20 anos, - disse Marcatti.
Além da água, o SAAE, simultaneamente, está tocando as obras de saneamento do bairro. Uma rede coletora de esgoto está sendo construída na rua principal para receber na segunda etapa do projeto, outras redes instaladas nas ruas da Monsuaba.
Estacas das fundações estão sendo instaladas para obras de infra-estrutura. Serão construídas uma elevatória e um módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Essas obras que integram a primeira etapa do projeto ficarão prontas no final de novembro. Com elas, parte do esgoto jogado na natureza será tratado antes de ser liberado.