ESF da Sapinhatuba I

O prefeito entregou mais uma unidade de saúde. Os ESFs atendem cerca de 100 mil pessoas em Angra.

Quarta-Feira, 17/09/2008 | .

A trigésima sexta Estratégia de Saúde da Família, ESF, foi entregue a comunidade da Sapinhatuba I, na manhã de quarta-feira, 17, pelo prefeito Fernando Jordão. A ESF Mário João da Silva, nome escolhido pela comunidade em homenagem a um morador local, está provida tanto por profissionais como por equipamentos, iguais aos utilizados nas outras 35 unidades. Na sexta-feira, 19, será entregue o ESF do bairro Boa Vista e na segunda-feira, 22, o do Tatu e na terça-feira, 30, os dois módulos no Camorim grande. Até o final do ano ficarão prontos os da Banqueta e do Encruzo da Enseada.
- As famílias eram atendidas no ESF do Monte Castelo, o que não era confortável, especialmente, para os idosos do bairro. Com esse ESF os moradores recebem atendimento mais perto de suas casas, - falou o diretor-presidente da Fusar, Gilberto Albernaz.
A ESF da Sapinhatuba I assiste a 480 famílias, são 1850 pessoas utilizando todos os serviços ofertados pala unidade de saúde.
- Nós só temos muito a agradecer ao prefeito por mais essa obra. A comunidade tinha que se deslocar até o Monte Castelo e para alguns era muito cansativo ter que andar até o outro bairro, - disse o presidente da Associação de Moradores, Márcio Raimundo dos Santos que teve suas palavras endossadas por Márcia Baiana, moradora há 37 anos no bairro e a primeira presidente da associação.
- Esse é o resultado de um trabalho que começou lá atrás. Ficamos felizes com o prefeito Fernando Jordão que realizou esse sonho para todos nós moradores, - falou Márcia Baiana.
Para implantar a ESF Mário João da Silva todo o prédio teve que ser reformado pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras.
- Mais uma unidade está sendo entregue a comunidade dentro da política de valorização básica de saúde. E é essa a missão do ESF, prestar atendimentos básicos e necessários à população, - falou o secretário de Saúde, Edson Miranda.
Hoje, os ESFs assistem no total, 31.373 famílias. 95.453 pessoas são atendidas por esse sistema em todo o Município. O que dá uma cobertura de 83% do município.
- Até o final do ano cobriremos 100% do Município com a implantação de mais ESFs. O Hospital da Japuíba, com 160 leitos e toda infra-estrutura para atender a demanda populacional, ficará pronto até dezembro. Essa unidade hospitalar será uma referência em todo o estado. Estamos nos esforçando para oferecer a nossa população mais conforto e qualidade nos serviços prestados pelas unidades de saúde. Eu não posso fazer tudo ainda, mas o que posso, faço para oferecer tranqüilidade aos moradores de nossa cidade, - ressaltou o prefeito Fernando Jordão.
NO ESF: Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Agentes comunitários, que moram no próprio bairro, cadastram todos os moradores.
O ESF ainda tem uma equipe de apoio: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes social, além de, uma equipe de supervisão formada por um clínico geral, um pediatra, um ginecologista/obstetra e um médico especialista em atenção às pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa equipe realiza o acompanhamento dos módulos e garante suporte técnico aos profissionais que atendem no modelo de Saúde da Família.
O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Assim, esses profissionais e a população acompanhada, criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento dos problemas de saúde da comunidade.
O médico é responsável pelo atendimento geral aos moradores nas áreas de saúde da mulher, pré-natal, pediatria e atendimentos clínicos priorizando as ações de saúde: Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase e DST/AIDS. O enfermeiro supervisiona os agentes comunitários e o auxiliar de enfermagem realiza consultas individuais, em grupos, atividades educativas, curativos, nebulizações, vacinas e outros procedimentos. O agente comunitário que mora na própria comunidade cadastra todos os moradores. Ele busca faltosos, desenvolve ações educativas e faz visitas domiciliares mensais às famílias cadastradas. No ano de 2005 foi implantada da Saúde Bucal no ESF com um odontólogo e um auxiliar de consultório dentário (ACD).

Secretarias relacionadas: