Fita continua até domingo

Festival de Teatro de Bonecos de Angra dos Reis premia os melhores do país durante a FITA

Quinta-Feira, 18/09/2008 | .

Risos, lágrimas e sustos foram algumas das reações experimentadas pela numerosa platéia que acompanhou o I Festival de Teatro de Bonecos de Angra dos Reis. O evento, que faz parte da Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), reuniu os principais bonequeiros do país entre os dias 13 e 17 desse mês numa competição onde quem foi o grande vencedor foi o público. O encerramento aconteceu na última quarta-feira, com a apresentação de Mestre Clóvis e seu espetáculo "Os Bonecos Chegaram". Antes disso, o festival, que contou com a curadoria do premiado bonequeiro Jorge Crespo, prestou homenagem àquela que é considerada a maior estrela do teatro de bonecos: Clorys Daly.
         - Sinto-me muito lisonjeada, principalmente porque acredito que a homenagem tem que ser feita ainda em vida. Portanto, receber essa homenagem ainda viva é maravilhoso - disse Clorys emocionada.
O vencedor do concurso foi a Cia Boca de Cena com o espetáculo "O Boi Encantado" (João Pessoa / PB). Em segundo lugar ficou "Yepá, Avó do Mundo", da Aldeia T. Bonecos (BH). E em terceiro lugar "O Pequeno Solitário", da Cia dos Ventos (São José dos Pinhais / PR). Produção, atores e público renderam-se à emoção de presenciar um momento tão marcante na história do teatro de bonecos que há muito anos não contava com um festival no estado do Rio de Janeiro. As escolas municipais de Angra dos Rei também foram contempladas com a apresentação de mais de 20 espetáculos nas salas de aula.
         - Este foi um dos melhores festivais dos últimos tempos. Vieram grupos do Brasil inteiro, que conviveram durante todo tempo, no mesmo teatro, no mesmo hotel, almoçando junto, etc. Isso é algo muito raro no país. Todos ajudando uns aos outros. Para o ano que vem queremos ampliar as oficinas e formar um grupo de teatro de bonecos com pessoas daqui. Também queremos trazer convidados internacionais e apresentar o teatro de bonecos para adultos -
avisa o curador Jorge Crespo.
 
Peças para todos os gostos
 
Histórias clássicas e emocionantes como a de "João e Maria", da Cia Dr. Botica e espetáculo grandiosos como "Uma Família Feliz", que contou com as vozes de Marília Pêra, Ney Latorraca e outros atores famosos são alguns exemplos que passaram pelos palcos de Angra dos Reis. O festival ainda contou com a participação de companhias de teatro de bonecos famosas como os "Bonecos Urbanos", que levou para a cidade o espetáculo "A Fábula da Criação"; a Cia. Boca de Cena, com a peça "O Boi Encantado". A própria homenageada Clorys levou para Angra o espetáculo "Fios Mágicos", de Gabriel Bezerra. Outros espetáculos como Sonho Infantil (Grupo Só Rindo), Chapeuzinho Vermelho (Grupo Contadores de Estórias de Paraty), O Pequeno Solitário (Cia dos Ventos - RJ), O Romance do Vaqueiro Benedito (Mamulengo Presepada - Brasília), Terezinha - História de Amor e Perigo (Cia Filhos da Lua) e Yepá, Avó do Mundo (Aldeia T. de Bonecos - BH) completaram o time que se apresentou no Festival. O I Festival de Teatro de Bonecos de Angra atraiu não só o público infantil, como também arrebatou os adultos que lotaram o Teatro Municipal durante os cinco dias do evento.
         - Quando era criança gostava muito de ver a manipulação dos bonecos do palco. Depois que cresci acabei deixando de lado e achando que era algo tinha ficado na infância. Esse festival reviveu toda essa emoção novamente, além de mostrar a evolução dessa arte. As vezes esquecia que aquilo era um boneco e pensava que estava vivo - contou Maria Estela, que assistiu a seis dos 12 espetáculos
apresentados.
 
FITA continua até domingo
 
        Mas não foi somente o Teatro de Bonecos que foi destaque dentro da Festa Internacional de Teatro de Angra. O evento, que começou no dia seis de setembro, viveu momentos emocionantes, como a estréia de Bibi Ferreira com o espetáculo "Às Favas com o Escrúpulo" e a apresentação da peça "Gota D‘água", que fez o público chorar ao som de Chico Buarque na interpretação fenomenal de Izabella Bicalho. A platéia também chorou, só que dessa vez de rir, com peças como "I Love Neide", "Curtas" e "Segredos de Almerinda". Este final de semana a FITA entra em sua reta final com peças que prometem sacudir. No palco principal se apresentarão na sexta, "A Mulher do Candidato", com Mel Lisboa, no sábado "Cordélia Brasil", com Maria Padilha e domingo, no encerramento, "A Serpente", com Débora Falabella.
Já o Teatro Municipal recebe no dia 19 a peça "Dois pra Viagem", enquanto o palco aberto apresenta no dia 20 "As Robertas"e dia 21 "Santo Antônio do Brasil". Para saber um pouco mais da programação basta acessar www.fita.art.br. Ainda dá tempo de conferir um pouco do maior festival de teatro do estado do Rio de
Janeiro.

Secretarias relacionadas: