Ipês florescem em Angra

Plantadas há oito anos, árvores estão floridas

Segunda-Feira, 22/09/2008 | .

No mês em que se comemora o Dia da Árvore, dia 21, e da chegada da estação das flores, a primavera, as mudas de ipês do Horto Municipal plantados há oito anos floresceram.  foi comemorado Plantados há oito anos,Logo no primeiro ano do governo do Exmo Pref. Os dois ipês roxos da antiga rodoviária, no centro, e os quatro ipês (dois roxos e dois brancos), da praça do Campo Belo, foram plantados para compor o paisagismo daquelas áreas.
            Os ipês brancos (Tabebuia roseo-alba) possuem altura de 7 à 10m, florescendo durante os meses de agosto à outubro com a planta totalmente despida de folhagem. Os frutos amadurecem a partir de outubro. Os ipês roxos (Tabebuia impetiginosa) possuem altura de 8 à 12m, florescendo durante os meses de maio à agosto. Nesta época do ano já é possível notar a beleza da primeira florada dessas espécies, enchendo de orgulho aqueles que acompanharam o crescimento desta espécie.
            Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê sempre chamou a atenção. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também aparecem no cerrado e na caatinga.
 
 

Secretarias relacionadas: