Para contribuir com a preservação da natureza e mostrar que árvore é sinônimo de vida, a SPJ - Superintendência de Parques e Jardins - da Prefeitura de Angra dos Reis, através do Projeto Arborização Comunitária, está realizando diversas atividades na Semana da Árvore, de
As atividades, realizadas com a colaboração de estudantes e moradores, estão voltadas para comunidades como as de Mambucaba, Bracuí, Serra D’Água e Japuíba. Serão plantadas durante a semana cerca de 200 árvores ( mudas de Pau-brasil, Sibipiruna, Ipê-Branco, Ipê-Rosa e Quaresmeiras) em trevos, jardins, calçadas, praças, escolas, espaços comunitários e beiras de ruas. A Superintendência de Parques e Jardins também irá realizar nas escolas e comunidades, oficinas, palestras, apresentação de teatro, contação de estórias, concursos de desenhos e visitas orientadas.
As atividades começaram no Dia da Árvore, 21 de setembro, durante a manhã, com o plantio de 30 mudas de Ipês de Jardim, na margem esquerda do Rio Japuíba ( Japorangra até a Angra-Getulândia) onde a Prefeitura também realizou obras de revitalização.
No local, com muita festa e participação de crianças, moradores e representantes da Prefeitura como o Prefeito Fernando Jordão e a Superintendente de Parques e Jardins, Elizabeth Brito, foi realizado o plantio. Todos colocaram a muda na cava com o carinho devido e se comprometeram a cuidar da pequena árvore para que ela cresça saudável.
A primeiro Ipê da margem do rio foi plantado pela jovem Anili Sírio, 24 anos, e Bruno Gonçalves, 12 anos, que estavam aniversariando. Os moradores Antônio Carlos, Célia e Sr.Luís também foram os primeiros do bairro a colocar a mão no barro e plantar uma muda. Foram seguidas pelas crianças Beatriz, Ana Luíza e muitos outros moradores como Teresa e Maria de Carvalho.
_ Desde o início do projeto, já plantamos centenas de árvores em todo o município . Agora na Semana da Árvore intensificaremos os plantios e as atividades ecológicas nas escolas e comunidades para aguçar a consciência de que é preciso cada vez mais plantar árvores para que o mundo fique melhor – explica a superintendente Elizabeth Brito.