A entrega das novas instalações da Escola Municipal Raul Pompéia, na segunda-feira, 29, na Monsuaba, foi marcada não só pela finalização de uma das maiores construções já feita no Município pela Prefeitura, mas, pela emoção de todos os moradores e alunos ao receberem o novo prédio das mãos do prefeito Fernando Jordão. Eles receberam o prefeito com carinho e lhe prestaram homenagens durante o evento.
Foi num clima misto de choro e alegria, diante das homenagens recebidas, que o prefeito Fernando Jordão, entregou à escola a comunidade. Ele se sentiu pleno por ter escolhido a Monsuaba para a realização desse mega projeto educacional.
A recepção calorosa e espontânea dos moradores do bairro mexeu com todos. Alunos fizeram coro e entoaram músicas de agradecimento e carinho para com o chefe do executivo, que foi às lágrimas em cada verso cantado pelos alunos do colégio. A banda Bamear também tocou para os milhares de pessoas que foram ao local prestigiar a entrega do novo prédio. Estiveram presentes a primeira diretora da Raul Pompéia, Norma Jordão Honorato, secretários do governo e comunidade.
-São essas coisas que compensam ser prefeito dessa cidade e me dão forças para continuar trabalhando até o último dia do meu mandato como se fosse o primeiro dia do meu governo, - disse o prefeito emocionado, adiantando que o local da antiga escola dará lugar a um centro de lazer e cultura com praça ajardinada e brinquedos, centro cultural, quadra poliesportiva coberta e fonte interativa. Uma nova sede para abrigar os policiais militares (DPO), será construída pela Prefeitura.
A satisfação dos profissionais, pais, alunos, enfim, dos moradores tem fundamento: o novo prédio da Escola Municipal Raul Pompéia foi construído e planejado para atender à população com qualidade.
-Essa é uma data bastante especial para nós. Em 9 de julho deste ano a escola completou 60 anos e recebemos esse presente tão importante e necessário para a comunidade. A Raul Pompéia começou com duas salas de aula, até 1948 ela era estadual, e agora são 25 salas de aulas. Temos muito que comemorar, - falou a diretora da escola Maria Estela Pires.
A construção da Escola Municipal Raul Pompéia faz parte do processo de investimentos para recuperação e expansão das escolas da rede pública municipal, implantado pela Prefeitura nos últimos anos. Até o final do ano será entregue a Escola Municipal Santos Dumont, na Japuíba, construída no mesmo modelo da Monsuaba.
- A escola foi projetada para se manter por pelo menos mais 60 anos. Fiquei muito feliz com a missão de acompanhar a gestão desse projeto que para nós é muito especial pelo histórico dessa unidade que já teve cinco salas de aula interditadas pela Defesa Civil, por ameaça de desabamento do telhado, - falou a secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão, adiantando que a creche Maria Lúcia, na Monsuaba, será ampliada para atender 150 crianças. Hoje são 75.
A Raul Pompéia é a maior escola da rede municipal. Com 2.290 metros quadrados de área construída em um terreno de 2.264 metros quadrados. O novo prédio é composto por dois pavimentos, 25 salas de aula, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório, cantina, pátio coberto e externo, quadra de areia e área gramada, além de depósito de merenda e materiais. Uma sala de informática também será preparada para atender os alunos.
A nova Escola Municipal Raul Pompéia foi equipada para atender também alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Os acessos foram adaptados e um elevador foi instalado para facilitar a vida de alunos cadeirantes. A escola oferece ainda dois banheiros adaptados para dar acessibilidade e conforto aos alunos.
A escola ganhou novo mobiliário, carteiras e ventiladores de teto nas salas de aula. Hoje, a Escola Municipal Raul Pompéia atende a 931 alunos em três turnos. No período diurno as séries vão do pré - escolar ao 5º ano. À noite, 185 alunos participam do ensino regular até o 9º ano. A escola atende cinco alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
No período de 2001 a maio de 2008, a Prefeitura já reformou 55 unidades escolares, sendo sete revitalizações, além da construção de quatro novas escolas já entregues e outras quatro em fase de acabamento. Ao todo, a Prefeitura já construiu 172 novas salas de aula e executou mais de 380 atendimentos de pequenos reparos nas unidades escolares como rede elétrica, hidráulica, marcenaria e outras reformas. Uma das mais recentes realizações na área da educação foi a revitalização do 2º prédio do Pólo Universitário Professor Jair Travassos, onde instalou-se a UFF - Universidade Federal Fluminense. O prédio é composto por sete salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório e demais dependências.