A Prefeitura de Angra dos Reis está em ritmo acelerado finalizando as construções que comporão o novo espaço da Praça do Mercado Municipal (Praça Duque de Caxias) e de seu entorno, no Centro, incluindo as revitalizações da praça, do Mercado do Peixe e da tão aguardada Casa Larangeiras, um prédio histórico de 1832.
No local também foi construído um prédio de 2 pavimentos que abrigará no primeiro andar um oyster bar e restaurante que comercializarão produtos do mar e, no primeiro andar, boxes para peixarias.
As entregas das primeiras obras acontecerão na sexta-feira, dia 3 de outubro: o Mercado do Peixe às 8 horas e o Oyster Bar às 19 horas.
O Mercado do Peixe, mais conhecido como Mercado Redondo, foi erguido em 1914. É um prédio secular que foi totalmente revitalizado seguindo normas do IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Recebeu obras internas como os novos sistemas elétrico, hidráulico, sanitário e de ventilação feitos com materiais ultra modernos; e na parte externa teve toda a arquitetura reformada com pintura originais nas paredes, portas e janelas. Na sexta-feira, a população já poderá comprar peixe fresquinho no local que também ganhou boxes azulejados, novos pisos e banheiros.
O espaço que abrigará o Oyster Bar, restaurante e peixarias, também foi construído com carinho especial e arquitetura moderna com cobertura de lona especial. No segundo pavimento foi construído um deck de onde se poderá degustar delícias e avistar o mar de Angra dos Reis.
O Prefeito Fernando Jordão estará presente na entrega das obras e visitará as que estão em construção nos 4 mil metros quadrados da praça, incluindo o prédio da Casa Larangeiras.
A praça ganhará chafariz, piso temático imitando ondas, bancos, portal , canteiros e acomodará as novas barracas de alumínio que a Prefeitura está doando para os feirantes que voltarão a ocupar o tradicional espaço.
O sobrado da Casa Larangeiras, um dos últimos remanescentes de nossa história que estava em razoável estado de conservação externa, se transformará depois da obra de restauro em um centro de artes para abrigar produção artesanal, musical, de dança e outras. Será mais um importante espaço cultural para a cidade.