No próximo dia 30, mais 48 alunos estarão se formando através do Centro de Execução Programática Descentralizado do Município de Angra dos Reis (CEPD/Angra dos Reis), que abriga a Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos, na Fusar. A Prefeitura de Angra dos Reis continua investindo ainda mais na capacitação técnica dos profissionais de saúde promovendo diversos cursos em áreas afins.
O CEPD/Angra dos Reis a nasceu em 1990, através de um convênio firmado entre o Município e a Secretaria de Estado de Saúde. Ela tinha por finalidade a capacitação do Atendente de Enfermagem (nível elementar) e Auxiliar de Enfermagem (nível fundamental), atendendo assim as determinações da Lei 7.498/86, que regulamenta e estabelece prazo para qualificação dos atendentes de Enfermagem em exercício, resolução do COFEN. O CEPD/Angra dos Reis formou até 1991 cinco turmas compostas por servidores e trabalhadores do Hospital e Maternidade Codrato de Vilhena, num total de 90 alunos.
Em 2000 A Prefeitura iniciou o convênio com Ministério de Saúde, através do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), com cursos de Auxiliar de Enfermagem e de Complementação de Qualificação Profissional em Técnico de Enfermagem.
No decorrer do mesmo ano a Escola Técnica ampliou o seu leque de qualificação para outras áreas afins como Odontologia, Agente Comunitário de Saúde, Programa de Estratégia de Família e Vigilância Sanitária. Na área de Odontologia destacam-se os cursos profissionalizantes em: ACD; Técnico em Higiene Bucal; Auxiliar de Consultório Dentário. O objetivo foi o de melhorar o atendimento aos usuários em situações potenciais ou reais de agravo à saúde. Em 2005, o CEPD passou a integrar à equipe da Fusar, recebendo uma estrutura melhor
Segundo a coordenadora do CEPD, Jaciara Peixoto de Miranda Matos, de 2000 a 2007 465 alunos foram atendidos com diversos cursos, como: Complementação para Técnicos de Enfermagem; Auxiliar de Consultório Dentário (ACD); de Formação de Agentes em Vigilância em saúde (Curso PROFORMAR); Técnico de Agente Comunitário de Saúde; de Aprimoramento em Saúde da Família para profissionais de nível médio na área de Enfermagem; de Capacitação em Planejamento e Organização dos Módulos de Saúde da Família para Enfermeiros Gerente das ESFs; de Capacitação Integral ao Paciente Portador Pé Diabético. Duzentos e trinta e três se formaram.
- Já temos 177 pessoas matriculadas em turmas diversas para se iniciarem ainda este ano, aguardando apenas a abertura dos cursos pela Secretaria de Estado. Nessa parceria, a Prefeitura, além de oferecer a infra-estrutura ainda mantém os cursos com recursos próprios. O Ministério de Saúde também repassa recursos, - disse a coordenadora.
As metas já estão traçadas para 2009. A previsão é absorver nos cursos cerca de 300 alunos. Serão ministrados os cursos de: Técnico de Agente Comunitário 66 alunos em duas turmas; Técnico de Enfermagem, 36 alunos em uma turma; Técnico em Higiene Dental, 36 alunos em uma turma; Auxiliar de Consultório Dentário, 36 alunos em uma turma; Técnico em Vigilância sanitária, 40 alunos em uma turma; Formação para Auxiliar de Enfermagem em Estratégia de Saúde da Família, 80 alunos em duas turmas; CBVE (nível médio), todos profissionais da rede de saúde; Capacitação em Vigilância Epidemiológica (nível superior), todos profissionais da rede de saúde; capacitação de Conselheiros e Usuários de Saúde, 20 alunos em uma turma; Atualização em Imunização (nível superior e médio).