A entrega da primeira fase das obras de revitalização da Praça do Mercado Municipal (Duque de Caxias) aconteceu na sexta-feira, 3, de manhã em clima de emoção devido a importância do resgate histórico que o empreendimento representa para Angra dos Reis. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia que contou com a presença de autoridades, secretários de governo, feirantes e comerciantes de peixe que estão retornando com suas atividades ao Mercado Redondo. A obra para compor o novo espaço da praça inclui ainda a revitalização da Casa Larangeira datada de 1832 e um prédio que abrigará um Oyster Bar e restaurante especializado em frutos do mar, além de peixarias que serão exploradas pelos comerciantes do extinto Mercado Quadrado.
Com a demolição do antigo mercado e a abertura da praça, o Prefeito Fernando Jordão está direcionando a frente da cidade para o mar, assim como foi feito no Cais de Santa Luzia.
- Com a revitalização de prédios históricos e áreas públicas estamos trazendo os turistas de volta ao Centro da cidade - comemorou Fernando Jordão.
Para dar continuidade ao projeto de recuperação da história de Angra dos Reis, o Prefeito enviou à Câmara um pedido de aprovação de Lei que incentiva os moradores do Centro a restaurar as fachadas das casas. Em contrapartida, a Prefeitura dará isenção de IPTU e outras taxas em busca do resgate histórico da cidade.
O Mercado do Peixe, mais conhecido como Mercado Redondo, foi erguido em 1914. É um prédio secular que foi totalmente revitalizado seguindo normas do IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Recebeu obras internas como os novos sistemas elétrico, hidráulico, sanitário e de ventilação feitos com materiais ultra modernos; e na parte externa teve toda a arquitetura reformada com pintura originais nas paredes, portas e janelas. A população já pode comprar peixe fresquinho no local que também ganhou boxes azulejados, novos pisos e banheiros.
A praça que ainda não está totalmente concluída, ganhará chafariz, piso temático imitando ondas, bancos, portal , canteiros e acomodará as novas barracas de alumínio que a Prefeitura está doando para os feirantes que voltaram hoje a ocupar o tradicional espaço.
A feirante Maria Vieira da Costa, conhecida pela famosa tapioca que prepara há 11 anos estava radiante com o retorno à praça.
- O local está lindo, muito diferente do que era antes. Agora teremos orgulho em atender nossos clientes e turistas em um ambiente limpo e organizado - disse Maria Vieira.
Já o vendedor de peixe Jocelino Vieira Honorato que trabalha a 15 anos no Mercado Redondo elogiou a nova estrutura.
- O mercado era mal distribuído e dificultava a nossa movimentação. O piso irregular e liso provocava várias quedas. Toda essa revitalização vai transformar o nosso mercado em ponto turístico e incentivar ainda mais o consumo de peixe - garantiu Jocelino.
Um dos presentes e mais emocionados na entrega do Mercado Redondo era Chico Preto da Propescar. Ele foi convidado pelo Prefeito Fernando Jordão a fazer uso da palavra e muito emocionado agradeceu o empenho da Prefeitura nas ações voltadas para o setor pesqueiro que vem se tornando referência no país.
Durante a entrega do empreendimento, os secretários de pesca Humberto Martins; de Obras Leonardo Corrêa e o secretário de Agricultura José Maria Novaes falaram sobre o envolvimento de suas secretarias no processo de desenvolvimento do município através do empenho do Prefeito Fernando Jordão.
A entrega da Praça Duque de Caxias e do Mercado Redondo terminou com uma apresentação folclórica da Associação Congo de Capoeira e a Dança Puxada de Rede. A Subsecretaria de Trânsito também participou reforçando o trabalho de educação para o trânsito através de jogos educativos que estão sendo utilizados ao longo do ano nas escolas de Angra dos Reis.